Segundo Marília Cravo, vice-presidente da SPG, “o diagnóstico destas doenças ainda demora, em média, dois anos. O acesso atempado a consultas de Gastrenterologia, exames como colonoscopias ou ressonâncias e a monitorização rigorosa da resposta terapêutica continua a ser um entrave grave para evitarmos formas avançadas e complicadas destas doenças. Apesar dos avanços significativos no tratamento, sobretudo com os fármacos biológicos, subsistem dificuldades no acesso aos cuidados.”
A campanha inclui o lançamento de um podcast intitulado “Vamos falar de DII”, que conta com sete episódios, e aborda temas tais como a prevalência e fatores de risco das DII, a nutrição, o estilo de vida, a saúde mental, o tratamento e a cirurgia. O primeiro episódio já está disponível em: https://saudedigestiva.pt/vamos-falar-de-dii/
As Doenças Inflamatórias do Intestino incluem a Doença de Crohn e a Colite Ulcerosa. Estas doenças envolvem o tubo digestivo, manifestando-se habitualmente com diarreias crónicas, sangue nas fezes, dores abdominais, falta de apetite e emagrecimento.
NR/PR/HN
0 Comments