Uma Nova APMGF para uma Nova Medicina Geral e Familiar

10 de Novembro 2020

Ana Penas Médica de Família; Membro da candidatura da Lista “NOVA APMGF” para os órgãos sociais da APMGF no triénio 2021-23.

[xyz-ips snippet=”Excerpto”]

Uma Nova APMGF para uma Nova Medicina Geral e Familiar

10/11/2020 | CSP

Vivemos tempos conturbados a todos os níveis, isso não é novidade para ninguém. Às novas rotinas, tanto na vida pessoal como na atividade profissional somam-se os receios comuns a todos e a frustração de não podermos exercer a Medicina Geral e Familiar que escolhemos e em que acreditamos. O contato próximo com os nossos utentes, o estar presente e disponível tornou-se mais difícil e é necessário reinventar a consulta e o ser médico de família. Mas não é tempo de esmorecer. Hoje mais do que nunca é necessário afirmar e confirmar o papel e a relevância dos cuidados de saúde primários num sistema nacional de saúde que se quer eficiente e humano.

Foi no meio deste contexto que me surgiu o convite para integrar o projeto da Nova APMGF. Nova, não no sentido de rutura ou de negação do passado, mas sim Nova para dar resposta aos desafios atuais.

As fragilidades reveladas pela pandemia reforçam a importância dos cuidados de saúde primários para garantir a sustentabilidade de todo o SNS. O médico de família deve continuar a ser o provedor do utente, independentemente das patologias que o acometam. A Medicina Geral e Familiar não é nem nunca foi a especialidade de uma doença ou de um sistema, devendo continuar a olhar para o utente no seu todo.

Os internos de MGF precisam de conseguir acreditar na especialidade que escolheram e merecem receber um internato que os capacite para a atividade clínica futura. É nesse sentido que nos propomos a ser parceiros na sua formação, com a dinamização de várias atividades formativas, mas também trabalhando em proximidade com o Colégio de Especialidade no desenvolvimento de um perfil de orientador de formação e na uniformização de critérios de avaliação.

A Nova APMGF pretende ser inclusiva e representativa de todos os Médicos de Família porque acreditamos que todos os contributos são válidos e nos fortalecem.

Não somos um projeto fechado em si mesmo, havendo lugar para todos os que a nós se queiram juntar na defesa da APMGF e na dignificação da Medicina Geral e Familiar.

 

1 Comment

  1. Rita

    Serviço e não sistema Nacional de Saúde

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights