Comissão Europeia emite hoje opiniões sobre planos orçamentais em tempo de crise

18 de Novembro 2020

A Comissão Europeia emite esta quarta-feira os seus pareceres sobre os planos orçamentais dos países da zona euro para 2021, entre os quais o de Portugal, num exercício mais transigente do que o habitual devido à crise da Covid-19.

Depois de ter divulgado, em 05 de novembro, as previsões económicas de outono, o executivo comunitário adota hoje na reunião semanal do colégio a segunda parte do “pacote de outono” do semestre europeu de coordenação de políticas económicas e orçamentais, apesar de as regras do Pacto de Estabilidade e Crescimento estarem atualmente suspensas, para permitir aos Estados-membros tomar as medidas necessárias para enfrentar a crise provocada pela pandemia.

Nas suas previsões macroeconómicas de outono, a Comissão reviu em baixa o ritmo de retoma da economia da zona euro em 2021 face ao ressurgimento da pandemia da Covid-19, estimando agora que só recupere 4,2% após uma contração de 7,8% este ano, a mais grave desde a II Guerra Mundial.

Além do parecer sobre os planos orçamentais, a Comissão adota e apresenta hoje outros componentes do “pacote de outono”, tais como o mecanismo de alerta para desequilíbrios macroeconómicos, recomendações para a política económica na zona euro e o relatório sobre a situação social e o emprego.

A proposta de Orçamento de Estado para 2021 foi aprovada na generalidade em 28 de outubro passado na Assembleia da República, apenas com os votos favoráveis do PS e as abstenções do PCP, PAN, PEV e das deputadas Joacine Katar Moreira e Cristina Rodrigues.

A votação final global do orçamento está marcada para o próximo dia 26 de novembro.

A apresentação de hoje dos pareceres de Bruxelas terá lugar ao início da tarde e estará a cargo do vice-presidente executivo Valdis Dombrovskis, do comissário da Economia, Paolo Gentiloni, e do comissário do Emprego e Direitos Sociais, Nicolas Schmit.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Psicólogos escolhem hoje novo bastonário

Mais de 21 mil psicólogos elegem hoje um novo bastonário, numas eleições que contam com três candidatos ao cargo desempenhado desde dezembro de 2016 por Francisco Miranda Rodrigues, que não concorre a um novo mandato.

Novos diagnósticos de VIH aumentam quase 12% na UE/EEE em 2023

 A taxa de novos diagnósticos de pessoas infetadas pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) cresceu 11,8% de 2022 para 2023 na União Europeia/Espaço Económico Europeu, que inclui a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein, indica um relatório divulgado hoje.

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.

Revolução no Diagnóstico e Tratamento da Apneia do Sono em Portugal

A Dra. Paula Gonçalves Pinto, da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, concorreu à 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), com um projeto inovador para o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Apneia Hipopneia do Sono (SAHS). O projeto “Innobics-SAHS” visa revolucionar a abordagem atual, reduzindo significativamente as listas de espera e melhorando a eficiência do processo através da integração de cuidados de saúde primários e hospitalares, suportada por uma plataforma digital. Esta iniciativa promete não só melhorar a qualidade de vida dos doentes, mas também otimizar os recursos do sistema de saúde

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

MAIS LIDAS

Share This