Rute Horta Farmacêutica; coordenadora do Departamento de Serviços Farmacêuticos da Associação Nacional das Farmácias (ANF)

A vitamina C é essencial

11/24/2020

[xyz-ips snippet=”Excerpto”]

A vitamina C é essencial

24/11/2020 | Consultório

A vitamina C é um elemento essencial para o organismo. Além de contribuir para o normal funcionamento do sistema imunitário, tem também um papel importante na formação do colagénio, cartilagens, vasos sanguíneos, ossos, pele, dentes e gengivas.

A carência desta vitamina pode causar fadiga e mal-estar. Como não é produzida no nosso organismo, a vitamina C deve ser obtida da alimentação ou da suplementação alimentar. Podemos encontrá-la em diversos alimentos como, por exemplo, a laranja, os morangos, o abacaxi, os pimentos e os brócolos.

No entanto, uma vez que é sensível ao calor e ao oxigénio, a vitamina C pode ser parcial ou totalmente destruída pela cozedura. Por isso, como complemento de uma dieta equilibrada, pode ser obtida através de suplementos alimentares, como cápsulas e comprimidos, entre outros.

A vitamina C está disponível de forma isolada ou associada a outras substâncias destinadas ao reforço do sistema imunitário, como a equinácea, o zinco, cobre, ferro, selénio e muitas outras vitaminas.

Geralmente estes suplementos são utilizados na altura do Outono e do Inverno para reforçar a imunidade e prevenir a gripe e as constipações. Para encontrar a resposta mais indicada às suas necessidades, deve falar sempre primeiro com o seu médico ou farmacêutico.

 

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Mónica Nave: “É muito importante conhecer as histórias familiares de doença oncológica”

No âmbito do Dia Mundial do Cancro do Ovário, a especialista em Oncologia, Mónica Nave, falou ao HealthNews sobre a gravidade da doença e a importância de conhecer histórias familiares de doença oncológica. Em entrevista, a médica abordou ainda alguns dos principais sintomas. De acordo com os dados da GLOBOCAN 2022, em Portugal foram diagnosticados 682 novos casos de cancro do ovário em 2022. No mesmo ano foi responsável por 472 mortes, colocando-o como o oitavo cancro mais mortal no sexo feminino.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights