Primeiro-ministro polaco insiste em realizar presidenciais em maio

30 de Abril 2020

Varsóvia, 29 abr 2020 (Lusa) - O primeiro-ministro da Polónia, Mateusz Morawiecki, insistiu hoje que as eleições presidenciais previstas para 10 de maio devem realizar-se naquele mês, para cumprir a constituição, mas admitiu um breve adiamento devido à pandemia de covid-19.

Varsóvia, 29 abr 2020 (Lusa) – O primeiro-ministro da Polónia, Mateusz Morawiecki, insistiu hoje que as eleições presidenciais previstas para 10 de maio devem realizar-se naquele mês, para cumprir a constituição, mas admitiu um breve adiamento devido à pandemia de covid-19.

“Constitucionalistas dizem que a eleição pode ser realizada nos dias 17 ou 23 de maio”, afirmou o primeiro-ministro.

“Vamos tomar a decisão em breve”, acrescentou.

O partido conservador Lei e Justiça, no poder, defende que as presidenciais venham a ser realizadas por correspondência, porque a recandidatura do presidente Adnrezej Duda, apoiado pelo governo, está à frente nas sondagens.

Para o partido que lidera o Executivo, o voto por correspondência “é seguro”.

A oposição pretende adiar as eleições presidenciais “um ano ou dois” por motivos de segurança sanitária.

A poucos dias do início do mês de maio, os procedimentos legais necessários para a realização das eleições ainda não foram adotados pelo Parlamento, levantando questões sobre a possibilidade de manutenção das datas propostas pelo governo.

Segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 215 mil mortos e infetou mais de três milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Mais de 840 mil doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa 4,5 mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), encerraram o comércio não essencial e reduziram drasticamente o tráfego aéreo, paralisando setores inteiros da economia mundial.

Face a uma diminuição de novos doentes em cuidados intensivos e de contágios, alguns países começaram, entretanto, a desenvolver planos de redução do confinamento e em alguns casos, como Dinamarca, Áustria, Espanha ou Alemanha, a aliviar algumas das medidas.

Lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Brasil aprova vacina em dose única contra a chikungunya

As autoridades sanitárias brasileiras aprovaram hoje o registo de uma vacina em dose única contra a chikungunya, um fármaco desenvolvido pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica franco-austríaca Valneva.

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights