Moderna desenvolve vacina contra a VIH

22 de Janeiro 2021

Depois do sucesso da tecnologia de ARN mensageiro utilizada para o desenvolvimento da vacina contra a Covid-19 a farmacêutica norte-americana anuncia que vai recorrer a esta nova ferramenta para criar uma vacina contra a VIH.

Em comunicado, a Moderna anunciou no início desta semana a intenção de disponibilizar no mercado vacinas contra alguns vírus que “têm escapado aos esforços destinados às vacinas tradicionais”. Neste sentido a companhia prevê a criação de vacinas contra a gripe, o vírus Nipah e VIH.

O CEO e chief executive officer, Stéphane Bancel, explica que a utilização do ARN mensageiro serviu como empurrão para desenvolver programas “mais ambiciosos”. “Depois de termos demonstrado que a nossa vacina baseada no ARN mensageiro pode prevenir a Covid-19, fomos encorajados a concretizar programas de desenvolvimento mais ambiciosos”.

Relativamente à gripe a empresa assumiu a vontade de explorar possíveis combinações de vacinas contra esse vírus e o SARS-CoV-2. A biofarmacêutica refere ainda que criar uma vacina contra o vírus Nipah.

Já no que diz respeito ao vírus por imunodeficiência humana a Moderna planeia trabalhar pela mão da ONG International AIDS Vaccine Initiative e da Fundação Bill e Melinda Gates. Esta colaboração prevê que sejam desenvolvidas duas vacinas.

Caso a companhia consiga resultados promissores o mundo poderia assistir a um marco, passando a existir um antes e um depois na área do VIH. Desde a década de oitenta que milhões de doentes veem a sua vida dependente de medicamentos e terapêutica inovadoras.

A Organização Mundial da Saúde estima que até finais de 2019 mais de 38 milhões de pessoas vivem com esta infeção.

De acordo com o Centro Europeu de Controlo de Doenças nos últimos anos o número de doentes diminuiu em Portugal, enquanto noutros países do Espaço Económico Europeu quase que triplicaram.

A doença continua a ser mais prevalente nos heterosexuais.

HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Mónica Nave: “É muito importante conhecer as histórias familiares de doença oncológica”

No âmbito do Dia Mundial do Cancro do Ovário, a especialista em Oncologia, Mónica Nave, falou ao HealthNews sobre a gravidade da doença e a importância de conhecer histórias familiares de doença oncológica. Em entrevista, a médica abordou ainda alguns dos principais sintomas. De acordo com os dados da GLOBOCAN 2022, em Portugal foram diagnosticados 682 novos casos de cancro do ovário em 2022. No mesmo ano foi responsável por 472 mortes, colocando-o como o oitavo cancro mais mortal no sexo feminino.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights