Presidenciais: Tino de Rans com mais votos em concelhos com menor poder de compra

25 de Janeiro 2021

Vitorino Silva obteve mais votos nas eleições de domingo em concelhos onde o nível de escolarização é inferior à média nacional e com menor poder de compra segundo o portal de dados estatísticos EyeData

Neste portal, os resultados eleitorais de cada partido são divididos em três, permitindo ver qual o terço dos concelhos em que cada partido obteve os melhores resultados, os piores resultados e o resultado médio.

Depois, no mesmo portal é possível cruzar esse resultado com um vasto conjunto de variáveis económicas e sociais que permitem caracterizar, em termos médios, como são os concelhos onde os partidos tiveram melhores ou piores resultados.

Segundo estes dados, nos concelhos em que o candidato também conhecido como Tino de Rans obteve votação mais elevada, a percentagem de população com 15 ou mais anos com pelo menos o secundário é de 23,76%, inferior aos 30,53 da média nacional.

Também o número de empregadores com pelo menos o ensino secundário (43,21%) é inferior à média nacional (53,23%), embora na taxa de retenção no ensino básico estes concelhos apresentem um valor mais favorável do que a média nacional: 2,41% contra 3,80%.

No caso de Vitorino Silva é também possível verificar o seguinte:

+++ Ambiente +++

Em termos de ambiente, nos concelhos onde Vitorino Silva obteve votação mais elevada o consumo de energia elétrica por habitante (4.082,15 kilowatts/hora por habitante) é inferior à média do conjunto do país (4.620,76 KWh).

Os dados da Eyedata indicam também que as despesas em ambiente, no conjunto das despesas municipais, representam nestes concelhos 7,03%, abaixo da média nacional de 8,33%.

+++ Demografia +++

Vitorino Silva obteve também resultados mais elevados em concelhos onde a população estrangeira representa 1,58% da população residente, um valor inferior aos 5,72% da média nacional, e onde a população com mais de 65 anos (20,77%) surge ligeiramente abaixo do que se observa no conjunto do país.

Nestes concelhos registam-se 64,03 divórcios por cada 100 casamentos, quando a nível nacional este rácio é de 60,65, mas onde os nascimentos fora do casamento e as famílias monoparentais são em número inferior à média nacional.

+++ Economia +++

O ganho médio mensal dos trabalhadores por conta de outrem nestes concelhos é de 977,95 euros, inferior ao valor médio registado no país, de 1168,42 euros e o poder de compra é igualmente mais baixo: 81,19 pontos, face ao índice 100 da média nacional.

A nível económico verifica-se ainda que a produtividade aparente do trabalho das empresas não financeiras é nestes concelhos 15,9% inferior à média nacional.

+++ Sociedade +++

Nestes concelhos, o número de camas em hospitais por mil habitantes (1,05) é menos de metade da média nacional (3,13 camas).

Também no número de médicos por mil habitantes, os dados dão conta de um valor inferior em 41,9% à média nacional, ou seja, nestes concelhos existem 31,3 médicos por cada mil pessoas, enquanto a nível nacional este rácio é de 5,39.

A percentagem de casamentos não católicos nos concelhos onde a votação de Tino de Rans foi elevada é de 57,52% do total de casamentos registados, um valor inferior aos 69,36% de média nacional.

Os dados mostram ainda que os crimes registados pelas polícias ascendem a 241,25, por cada 10 mil habitantes, inferior à média nacional de 314,61.

+++ Covid-19 +++

Vitorino Silva conseguiu ainda mais votos nos concelhos em que a pandemia de covid-19 se tem feito sentir de forma mais acentuada, com os dados a indicarem a existência, nos últimos 14 dias, de 4.494,41 casos de covid-19 por 100 mil habitantes, contra os 3.236,99 casos a nível nacional.

NR/HN/LUSA/EyeData

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights