Relatórios de 25 a 30 de abril com casos duplicados serão corrigidos

3 de Maio 2020

A ministra da Saúde afirmou hoje que seis relatórios de situação publicados diariamente sobre a evolução da covid-19 em Portugal serão corrigidos porque foi registada a duplicação de 422 casos devido a um erro detetado no sistema de contagem.

Em causa estão os boletins dos dias 25 a 30 de abril, tendo Marta Temido explicado, no arranque da conferência de imprensa diária sobre a pandemia de covid-19, o porquê do número de casos publicado hoje ser inferior ao divulgado sexta-feira.

“Ontem [sexta-feira] verificou-se que num conjunto de casos da região Norte, desde 25 de abril, os testes informáticos de verificação encontraram 422 casos duplicados que não eram casos novos”, disse a ministra da Saúde.

A governante explicou que esta situação “sucedeu porque quando um caso confirmado laboratorialmente para SARS-CoV-2 não tem número de utente associado no registo, o sistema está parametrizado para verificar se o nome e a data de nascimento correspondem ou não a um caso que já estivesse confirmado”, tendo ocorrido que “o sistema considerou por defeito que eram novos casos”.

“Realizada esta noite a verificação, constatou-se que assim não era. Os dados de hoje para a região Norte refletem essa correção e os boletins dos 25 a 30 de abril serão corrigidos”, explicou Marta Temido.

Feita essa explicação, a ministra da Saúde frisou, então, que “hoje devemos considerar que há mais 203 casos do que no dia de ontem [sexta-feira] que registava 24.987 casos”, o que corresponde a um acréscimo de 0,8% de casos confirmados entre os dois dias.

Assim, no dia em que se assinalam dois meses desde que o primeiro caso de covid-19 foi detetado no país, Portugal regista 1.023 mortos associados ao novo coronavírus, mais 16 do que na sexta-feira, e 25.190 infetados (mais 203).

“Esta correção mostra-nos mais uma vez a necessidade do robustecimento da nossa base tecnológica de suporte ao Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SINAVE) que tem um conjunto de operações que não são automáticas. Transmitimos esta correção com o habitual cuidado e transparência apesar desta circunstância nos penalizar a todos”, finalizou Marta Temido.

Quanto ao relatório de situação publicado hoje na página da Direção-Geral da Saúde (DGS), devem ser tidos em consideração os dois “asteriscos” que explicam esta diferença de casos e a duplicação explicada por Marta Temido.

O primeiro aparece junto do número do total de casos suspeitos e o segundo junto ao total de casos confirmados e ambos remetem para a explicação: “Dados recalculados de acordo com a informação de hoje”.

Além das explicações da governante na conferência de imprensa, foi ainda explicado aos jornalistas que o apuramento de dados, para efeitos de vigilância epidemiológica não integra automaticamente SINAVE-LAB e SINAVE-MED, logo exige uma “rotina semanal de trabalho de validação de todos os dados carregados”.

“Os 422 casos duplicados que não eram verdadeiros novos casos e sim problemas de integração”, foi ainda assegurado na sessão que contou com Marta Temido e com a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou quase 239 mil mortos e infetou mais de 3,3 milhões de pessoas em 195 países e territórios.

Mais de um milhão de doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 1.007 pessoas das 25.190 confirmadas como infetadas, e há 1.671 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights