Jerónimo de Sousa defende que é preciso “testar, rastrear e vacinar” para pôr termo a “confinamento agressivo”

18 de Fevereiro 2021

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, defendeu esta quinta-feira em Setúbal a adoção de três medidas fundamentais, testar, rastrear e vacinar a população, para que seja possível pôr termo ao que disse ser um confinamento agressivo devido à Covid-19.

“É fundamental testar, garantir os rastreios e vacinar rapidamente a população”, salientou o líder comunista numa ação em defesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS) junto ao Hospital de São Bernardo, em Setúbal.

“A verdade é que o confinamento agressivo, como tem vindo a ser implementado, não só não resolve os problemas sanitários como coloca o país num inevitável para/arranca e cria outros problemas com consequências no futuro de Portugal e dos portugueses”, defendeu Jerónimo de Sousa.

Para o líder comunista, impõe-se a adoção destas três medidas fundamentais – testar, rastrear e vacinar -, com o objetivo de se atingir a imunidade de grupo necessária da população portuguesa até ao fim do verão.

Face à escassez de vacinas, Jerónimo de sousa defendeu também a necessidade de “aquisição de outras vacinas já autorizadas pela Organização Mundial de Saúde e outros países, ultrapassando resistências políticas”.

 O dirigente do PCP acrescentou que o país “não pode ficar refém das decisões da Comissão Europeia, comprometida que está com os grandes grupos farmacêuticos, que olham para a produção das vacinas como um grande negócio e não como um bem público”, dando como exemplo o caso da AstraZeneca, que “apresentou recentemente os lucros de 2020, superiores a 159% face a 2019”.

Assegurando que a resposta aos problemas de saúde dos portugueses está no setor público e não nos privados, Jerónimo de Sousa apelou também à concretização, por parte do governo, de medidas inscritas no Orçamento do Estado, nomeadamente as propostas apresentadas pelo PCP, como a contratação de milhares de profissionais em falta, o aumento da capacidade de internamento do SNS, particularmente na área dos Cuidados Intensivos, e a contratação de mais dois mil profissionais para os cuidados de saúde primários.

Para o líder comunista, estas medidas são “decisivas para a resposta, não só à Covid-19, mas para a urgente recuperação dos atrasos e regresso à normalidade da atividade do SNS”.

No plano social, Jerónimo de Sousa defendeu também que os apoios às famílias que têm filhos a cargo, “devem ser pagos a cem por cento e não a 66 por cento [dos salários]” e que devem ser “alargados a famílias com filhos até aos 16 anos”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Stephan Peters sobre o Nutri-Score: “Não há evidências da sua eficácia na vida real”

Nutri-Score: Uma mais-valia ou uma ferramenta meramente ilusória? As opiniões sobre este sistema de classificação nutricional divide especialistas europeus. Há quem aponte o rótulo nutricional de 5 cores como um sistema útil para os consumidores poderem conhecer o valor nutricional geral dos produtos. No entanto, há quem aponte falhas “devido à sua falta de fundamentação científica”. Este foi o caso do investigador neerlandês Stephan Peters, da Dutch Dairy Association, que falou ao HealthNews sobre o assunto. 

Vacina Shingrix continua a proporcionar elevada proteção contra o Herpes Zoster

A GSK plc (LSE/NYSE: GSK) anunciou no dia 17 de abril dados positivos do ensaio clínico de fase III ZOSTER-049 de follow-up a longo prazo que seguiu os participantes durante aproximadamente 11 anos após a vacinação inicial com Shingrix (vacina contra o Herpes Zoster recombinante, com adjuvante ou RZV). Os dados finais do ensaio clínico demonstram que a RZV mantém a eficácia contra o Herpes Zoster durante mais de uma década em adultos com mais de 50 anos.

Manuel Alves morreu hoje em Lisboa vítima de cancro

O ‘designer’ português Manuel Alves, 73 anos de idade, da dupla de moda Alves/Gonçalves, morreu esta terça-feira no Hospital da Luz, vítima de cancro, confirmaram à agência Lusa amigos do estilista.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights