Espanhóis com mais de 14 anos podem sair à rua a partir de hoje com horários definidos

3 de Maio 2020

Os maiores de 14 anos podem, a partir de hoje, sair de casa em Espanha para passear e fazer exercício físico das 06:00 às 10:00 e das 20:00 às 23:00, medida anunciada quinta-feira pelo Governo espanhol.

O ministro da Saúde espanhol, Salvador Illa, revelou em videoconferência de imprensa que, depois de confinados em casa há quase sete semanas, os cidadãos vão poder ir à rua nestas faixas horárias durante uma hora e até um quilómetro de distância.

O responsável governamental também precisou que os passeios ou o exercício físico pode ser feito acompanhado por uma pessoa que viva debaixo do mesmo teto, sempre mantendo a distância social de segurança.

Além disso, foram estabelecidas duas outras faixas horárias para a saída de idosos e pessoas dependentes, das 10:00 às 12:00 e das 19:00 às 20:00, sendo as saídas das crianças até 14 anos restringidas para se realizarem das 12:00 às 19:00, para evitar aglomerações de pessoas.

Os municípios com menos de 5.000 habitantes não estão sujeitos a estas limitações, podendo realizar as atividades permitidas em qualquer altura do dia.

Estas decisões fazem parte das medidas de alívio para a população dentro do confinamento previsto no âmbito do estado de emergência em vigor desde 15 de março.

O “estado de emergência” está em vigor no país desde 15 de março e até 09 deste mês e as medidas de confinamento apenas permitem a saída para ir ao local de trabalho, para aqueles que o não possam fazer a partir de casa, ou para adquirir bens considerados essenciais.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 230 mil mortos.

Face a uma diminuição de novos doentes em cuidados intensivos e de contágios, alguns países começaram a desenvolver planos de redução do confinamento e em alguns casos a aliviar diversas medidas.

Lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Diagnóstico e tratamento da demência em destaque no Hospital CUF Porto

Com o objetivo de atualizar os profissionais de saúde sobre as mais recentes inovações no diagnóstico e tratamento de queixas cognitivas e demência, a Unidade da Memória e a Unidade da Família do Hospital CUF Porto, em conjunto com a CUF Academic Center, realizam o Curso em Queixas Cognitivas e Demência, nos dias 11 e 12 de julho, no Hospital CUF Porto.

Monitorização da Oferta Alimentar em Meio Escolar

A Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Direção-Geral da Educação (DGE) publicaram os resultados da segunda avaliação à implementação do Despacho n.º 8127/2021, de 17 de agosto, que regula a oferta alimentar nos estabelecimentos de educação e ensino da rede pública.

MAIS LIDAS

Share This