Prémio apoia projetos que contribuam para retoma dos cuidados de saúde em Portugal

5 de Março 2021

O BI Award for Innovation in Healthcare 2021 surgiu para responder à necessidade de retomar rapidamente os cuidados de saúde, anunciou a Boehringer Ingelheim, que quer ajudar a concretizar ideias […]

O BI Award for Innovation in Healthcare 2021 surgiu para responder à necessidade de retomar rapidamente os cuidados de saúde, anunciou a Boehringer Ingelheim, que quer ajudar a concretizar ideias inovadoras.

A opção política de concentrar a resposta no combate à pandemia provocou uma quebra assistencial em toda a atividade programada de cuidados de saúde, o que obrigou a adiar milhões de atos clínicos, consultas, cirurgias, exames e tratamentos – lê-se no comunicado enviado às redações.

Perante o panorama atual dos serviços de saúde, a empresa farmacêutica Boehringer Ingelheim Portugal decidiu lançar um prémio que visa distinguir ideias e projetos inovadores capazes de contribuir para uma otimização das diferentes áreas orgânicas e funcionais do sistema de saúde português; uma iniciativa que conta com o apoio institucional da Ordem dos Médicos

O BI Award for Innovation in Healthcare procura, então, projetos que possam ser integrados em contextos reais de saúde em Portugal e que se foquem nas necessidades dos doentes.

Segundo a Boehringer Ingelheim, o BI Award for Innovation in Healthcare 2021 assenta num formato inovador de trabalho colaborativo (Hackathon), com as equipas candidatas, compostas por três a seis membros, a serem apoiadas por um grupo de mentores especializados e alinhados com os temas estratégicos deste prémio.

As candidaturas permanecem abertas até 16 de abril. Os projetos candidatos devem incluir temas/áreas de acordo com os seguintes pilares chave do prémio:  acesso; prestação de cuidados de saúde; sistemas de informação de saúde; organização e gestão de cuidados de saúde; resultados em saúde.

Para além de um prémio em valor monetário – 47.500€ divididos pelas três equipas vencedoras -, a iniciativa pretende integrar os projetos vencedores num ecossistema adequado à sua aplicação, o que permitirá a contribuição direta para a sociedade e a saúde dos portugueses.

A competição ocorrerá de 21 a 23 de maio, durante um evento de hackathon, no qual os participantes se irão reunir para resolver problemas sobre um tema específico, num curto espaço de tempo, envolvendo momentos de criação de ideias, construção de um protótipo (quando aplicável), validação, desenvolvimento de um roadmap futuro e a apresentação do projeto (pitch) a um júri de renome, que será responsável pela sua avaliação e classificação e pela identificação dos vencedores.

“O doente está no centro da nossa atividade e, diariamente, a Boehringer Ingelheim trabalha com a responsabilidade e o compromisso de melhorar a saúde de todos. Pretendemos com o BI Award for Innovation in Healthcare contribuir para a retoma dos cuidados de saúde em Portugal e, além de um prémio em valor monetário, o nosso objetivo é promover a implementação de alguns dos projetos apresentados de forma a impactar positivamente a saúde dos portugueses”, refere Vanessa Jacinto, Head of Market Access & Public Affairs da Boehringer Ingelheim Portugal.

“A situação que vivemos é crítica e os doentes em espera para consultas, exames e cirurgias adiados são apenas a ponta do icebergue. Precisamos de um verdadeiro plano de recuperação que revolucione procedimentos e invista em soluções inovadoras para um problema que vai muito para além dos que já tínhamos no passado. A Ordem dos Médicos está desde o primeiro momento preocupada com os doentes não Covid e espera que este prémio seja uma semente positiva no caminho que temos pela frente e que acreditamos passar pela liderança clínica”, reforça o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães.

Na última semana de maio, no evento final, serão anunciados os vencedores.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights