Moderna e IBM colaboram na gestão da distribuição de vacinas contra a Covid-19

9 de Março 2021

A Moderna e a IBM anunciaram que irão explorar tecnologias, incluindo inteligência artificial, blockchain e cloud híbrida, que permitam uma gestão mais inteligente das vacinas contra a Covid-19. No centro […]

A Moderna e a IBM anunciaram que irão explorar tecnologias, incluindo inteligência artificial, blockchain e cloud híbrida, que permitam uma gestão mais inteligente das vacinas contra a Covid-19.

No centro deste esforço estará um projeto piloto de abordagens de distribuição de vacinas padronizadas, baseadas em tecnologia, para melhorar a visibilidade em toda a cadeia de valor e promover, assim, o rastreamento quase em tempo real dos lotes de vacinas.

Segundo o comunicado enviado à comunicação social, o objetivo é identificar novas formas de utilização da tecnologia para ajudar a acelerar a partilha segura de informações entre governos, prestadores de cuidados de saúde e indivíduos. Desta forma, a Moderna e a IBM pretendem melhorar a confiança nas campanhas de vacinação, reduzindo assim a disseminação do vírus.

O trabalho inicial irá concentrar-se na exploração dos recursos da IBM nos EUA, incluindo soluções de gestão de vacinas que fornecem rastreabilidade em toda a cadeia de distribuição para responder a potenciais interrupções que possam ocorrer. Estas soluções permitem que governos e prestadores de cuidados de saúde partilhem dados de forma rápida e segura sobre lotes individuais de vacinas à medida que estes circulam pela complexa cadeia de abastecimento, desde os locais de produção até aos pontos de administração de vacinas.

Por outro lado, esclarece a nota, o trabalho inicial inclui também o passaporte digital de saúde, desenvolvido com base em tecnologia blockchain, que é uma solução desenhada para ajudar os indivíduos a manter o controlo das suas informações pessoais de saúde e poderem partilhá-las de forma segura, verificável e confiável. As organizações podem usar a solução para verificar as credenciais de saúde dos seus funcionários, clientes e viajantes com base em critérios específicos, como resultados de testes, registos de vacinação e verificações de temperatura.

“A Moderna está comprometida em colaborar com uma aliança de parceiros de forma a aumentar a educação e a consciencialização da importância da vacinação para ajudar a derrotar a COVID-19”, afirmou Michael Mullette, VP, Managing Director North America Commercial Operations da Moderna, que acrescentou: “Esperamos trabalhar com a IBM para aplicar as inovações digitais na criação de conexões entre organizações, governos e indivíduos que permitam garantir a confiança nas vacinas da COVID-19”.

Por seu lado, Jason Kelley, Managing Partner, Global Strategic Alliances Leader da IBM, disse: “Se alguma vez houve um momento para nos juntarmos em torno de tecnologias abertas e de colaboração, é agora”. “À medida que, por um lado, governos, farmacêuticas e prestadores de cuidados de saúde continuam a escalar e a conectar as suas ferramentas, e que, por outro lado, novas entidades entram na cadeia de distribuição, a tecnologia aberta pode ajudar a garantir mais transparência e a aumentar a confiança, ao mesmo tempo que ajuda a garantir acessibilidade e equidade em todo o processo”, explicou Jason Kelley.

O trabalho com a Moderna está alinhado com os esforços da IBM para ajudar a responder à pandemia de Covid-19 disponibilizando acesso ao seu portefólio de tecnologia.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Grávida tem bebé em ambulância à porta de casa no Seixal

Um bebé nasceu hoje numa ambulância dos Bombeiros do Seixal, à porta de casa da grávida, enquanto eram aguardadas indicações sobre para que hospital se deveriam dirigir, dado que as urgências de obstetrícia do hospital de Almada estão fechadas.

Sofia Correia de Barros: “Portugal é Exemplo Mundial na Qualidade do Tratamento de Diálise”

Em entrevista exclusiva ao HealthNews, Sofia Correia de Barros, Presidente da Associação Nacional de Centros de Diálise (ANADIAL), destaca os desafios da literacia em saúde, a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença renal crónica, e faz o balanço das quatro décadas de trabalho da associação, sublinhando a necessidade de inovação e de uma maior valorização do setor em Portugal.

Três urgências fechadas no 25 de Abril e seis no fim de semana

Três urgências vão estar fechadas no feriado do 25 de Abril, número que sobe para seis no sábado e no domingo, a maioria de obstetrícia e ginecologia, segundo a informação publicada no Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Slow Art: Um Caminho para o Bem-Estar

Num mundo acelerado, onde a atenção é cada vez mais fragmentada e o tempo limitado, a arte pode ser um espaço de silêncio, presença e reencontro com o essencial. Este é o mote do curso Slow Art: A Arte como um Caminho para o Bem-Estar, leccionado por Mário Rodrigues, no Museu do Oriente, a 10 de Maio.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights