Novo Nordisk organiza as “Obesity Talks”

5 de Maio 2020

O ciclo de webinars “Obesity Talks”, organizado pela Novo Nordisk, realiza-se nos dias 12 de maio, 02 de junho e 30 de junho, sempre às terças-feiras às 21h30, através da plataforma Dr. Share.

Estas talks, dedicadas a profissionais de saúde, têm no centro a pessoa com Obesidade e seu tratamento numa abordagem 360º, informa a Novo Nordisk em comunicado.

Na nota à imprensa lê-se que o mote deste ciclo de três webinars que pretende fomentar a discussão sobre a obesidade entre os profissionais de saúde, através da análise da doença, fatores e comorbilidades associadas, guidelines e abordagens terapêuticas farmacológicas e não farmacológicas, centrado na discussão de casos clínicos será “Tratamento com peso e m

A primeira talk, “Cuidar da pessoa com obesidade”, a 12 de maio, será dirigida por Paula Freitas, presidente da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade (SPEO) e, para além das abordagens terapêuticas não farmacológicas, debate a obesidade enquanto doença ou condição física, através da apresentação de um caso clínico. A importância do diálogo com a pessoa com Obesidade e a definição de metas ponderais adequadas é também um dos temas que estará em destaque neste webinar.

“Tratar a pessoa com obesidade” será o tema da segunda talk, da responsabilidade de Selma Souto, secretária-geral da SPEO. No dia 2 de junho, a endocrinologista irá apresentar um caso clínico que vai permitir discutir as guidelines para tratar a pessoa com Obesidade e como as aplicar. Também neste webinar, Selma Souto irá explorar as diferentes opções de tratamento farmacológico, com foco na perda de peso e sua manutenção a longo prazo, mas também o tratamento cirúrgico existente.

A 30 de junho, a terceira talk sobre obesidade, dirigida por Rosa Maria Príncipe, diretora do Serviço de Endocrinologia na Unidade Local de Saúde de Matosinhos, pretende promover a discussão da Obesidade para além do peso. Neste webinar, através de casos clínicos, serão abordadas as comorbilidades associadas à Obesidade, como é o caso da Pré-Diabetes/Diabetes tipo 2, da síndrome da apneia obstrutiva do sono e do risco acrescido de doenças cardiovasculares.

A participação nas “Obesity Talks” é livre e gratuita para todos os profissionais de saúde, mediante inscrição prévia na plataforma Dr. Share (https://www.drshare.pt). Os profissionais de saúde inscritos terão acesso a um conjunto de materiais científicos relacionados com o controlo da Obesidade e, após participação nas três webinars, à possibilidade de realizarem uma avaliação final, com emissão de certificado.

“Cerca de 60% dos portugueses têm obesidade ou vivem em risco de desenvolverem essa condição, segundo indicou um estudo do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto. Entre 2020 e 2050, espera-se que o excesso de peso e as doenças associadas reduzam a esperança média de vida nos países da OCDE e da União Europeia em cerca de 3 anos, como destaca um relatório recente da OCDE. Em Portugal, estima-se uma redução de 2,2 anos nesse período. Estes dados provam que é cada vez mais urgente tratar a obesidade o mais efetiva e precocemente possível. É este sentido de urgência que nos leva a organizar este ciclo de talks, colocando profissionais experientes no tratamento da obesidade a partilhar os seus conhecimentos com os médicos das mais variadas áreas de especialidade, para que tenham maior conhecimento sobre esta doença crónica, complexa e multifatorial e estejam mais aptos para o seu tratamento”, destaca Anja Salehar, diretora geral da Novo Nordisk Portugal.

CI/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Paula Martins de Jesus sobre o Prémio MSD de Investigação em Saúde: “Queremos fazer acontecer a Ciência”

Começa a contagem regressiva: o prazo para a submissão de candidaturas à sexta edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde está a esgotar-se. Em entrevista ao HealthNews, a Diretora Médica da MSD Portugal realça a importância do Prémio, defendendo que os jovens médicos “são capazes de transformar o mundo”. Os projetos candidatos devem ser apresentados até dia 19 de maio, no site do Prémio MSD de Investigação em Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights