Marcelo renova apelo para cuidados num “abril crucial”

3 de Abril 2021

O chefe de Estado renovou hoje o apelo aos cuidados por parte dos cidadãos devido à pandemia de covid-19 num “abril crucial” e de desconfinamento gradual, ao visitar um lar de idosos, na Charneca do Lumiar, Lisboa.

Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou “duas preocupações partilhadas pelos portugueses” – “a pandemia e a crise económica”, pedindo contenção no tempo pascal de “encontros familiares” e antes de o processo de “vacinação conhecer um salto decisivo”.

“Apelo novamente aos portugueses, antes de semanas de abertura na economia, escola e sociedade. Façamos todos tudo o que está ao nosso alcance para que o R(t) não suba, a transmissibilidade não suba, numero de casos e de internados e internados em cuidados intensivos estabilize ou diminua. Abril é crucial para esse efeito. Todos desejamos que não haja recuos que seriam dramáticos para a vida de todos nós”, disse o Presidente da República.

O Presidente chamou a atenção para o facto de Portugal ser um “país envelhecido e que está a envelhecer e precisa de suporte social”.

Nas recentes e bem equipadas instalações do Lar Quinta Alegre, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Marcelo foi tirando “selfies” e conversando com a comunidade de utentes e funcionários, já totalmente vacinada e encontrou, embora em isolamento profilático e, portanto, à distância, o colunista e crítico cultural Augusto M. Seabra.

A Presidência da República distribuiu ainda pastéis Belém aos 64 utentes (58 permanentes e seis temporários).

A unidade de cuidados de saúde tem 10 apartamentos, 27 quartos duplos e oito individuais, com capacidade máxima para 75 utentes permanentes. Há ainda 14 vagas de residência temporária, que podem ser ocupadas também por cuidadores informais.

NR/HN/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights