Índia bate novo recorde diário de mortes

24 de Abril 2021

A Índia bateu hoje um novo recorde diário de mortes atribuídas à covid-19, enquanto o Governo se esforça para tentar fornecer oxigénio aos hospitais, sobrecarregados por centenas de milhares de novos casos.

As filas de doentes com a covid-19 e os seus familiares preocupados estendem-se em frente aos hospitais das principais cidades do país, onde quase um milhão de novos casos foram identificados nos últimos três dias.

Nas últimas 24 horas foram registadas 2.624 mortes associadas à doença, um novo recorde que eleva o total de óbitos registados oficialmente desde o início da pandemia para cerca de 190 mil, neste país de 1,3 mil milhões de habitantes.

Mais de 340 mil novos casos também foram identificados nas últimas 24 horas, elevando o total de portadores do coronavírus para 16,5 milhões no país, colocando-o em segundo lugar atrás dos Estados Unidos, o país mais afetado do planeta.

No entanto, especialistas acreditam que os números podem ser maiores e atribuem a nova vaga a uma “dupla mutação” do vírus e a eventos de massas, como o feriado religioso hindu ‘Khumb Mela’, que reuniu milhões de peregrinos.

Sob o fogo de críticas pela sua falta de preparação perante esta nova onda de contaminações, o Governo estatal criou comboios especiais para transportar reservas de oxigénio para as cidades mais afetadas, enquanto pediu aos industriais para acelerarem a produção de oxigénio e medicamentos que estão em falta.

Um comboio com 30.000 litros chegou na madrugada de hoje a Lucknow, no estado de Uttar Pradesh (Norte), e guardas armados escoltaram os camiões enquanto distribuíram a carga aos hospitais da região.

Lucknow é uma das cidades mais atingidas e os hospitais e crematórios estão sobrecarregados.

A Força Aérea indiana também tem sido usada para transportar oxigénio e distribuir outros produtos em todo o país.

Hospitais em Nova Deli lançam apelos diários de ajuda devido à rutura dos ‘stocks’ de oxigénio e muitos pacientes morrem em frente aos hospitais da capital por falta de camas e de ar.

Uma instituição de caridade até montou um crematório num parque de estacionamento, com piras funerárias improvisadas, para lidar com o elevado número de mortes.

NR/HN/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

México apreende mais de 400 mil doses de fentanil em Jalisco

O México apreendeu hoje mais de 400.000 comprimidos de fentanil e seis toneladas de material químico para produzir esta droga sintética, a escassas semanas de Donald Trump tomar posse como Presidente dos Estados Unidos.

ONU alerta para aumento da fome no Sudão

A fome instalou-se em cinco novas regiões do Sudão devastado pela guerra, segundo um relatório publicado hoje pelo sistema de Classificação das Fases da Segurança Alimentar (IPC) utilizado pelas agências das Nações Unidas.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights