Zurich Portugal e “Z Zurich Foundation” doam mais de 400 mil euros à Cruz Vermelha Portuguesa

15 de Maio 2020

O financiamento cobre a aquisição da unidade de campanha hospitalar, a capacidade logística do centro, os serviços de laboratório, a tecnologia e as necessidades de recursos humanos

A Zurich Portugal e a “Z Zurich Foundation”, instituição de beneficência do Grupo Zurich, doaram mais de 400 mil euros à Cruz Vermelha Portuguesa, contribuindo assim para o aumento da realização de testes de diagnóstico da Covid-19 e para uma resposta mais célere à crise de saúde pública que vivemos, anuncia a instituição em comunicado, que acrescenta: “dirigido à Cruz Vermelha Portuguesa e à sua delegação de Setúbal, o investimento concretiza-se na criação e gestão de um centro regional de triagem a norte e na aquisição de uma unidade de campanha hospitalar para Setúbal”.

A mesma nota, explica ainda que para ampliar a capacidade de realização de testes de diagnóstico da Covid-19, a Cruz Vermelha Portuguesa pretende capacitar cinco regiões operacionais no país com a criação de cinco centros de triagem, um por cada uma destas regiões. A funcionar numa unidade de campanha hospitalar, os centros regionais vão ter capacidade para realizar os testes de diagnóstico da Covid-19 a cerca de 45.000 pessoas, ou seja, 9000 beneficiários em cada região. O centro regional de Lisboa já está em fase inicial, a funcionar no complexo do Hospital da Cruz Vermelha, sendo que o próximo a ser instalado, na região norte, vai ser inteiramente financiado pela Zurich Portugal e pela “Z Zurich Foundation”. Este financiamento cobre a aquisição da unidade de campanha hospitalar, a capacidade logística do centro, os serviços de laboratório, a tecnologia e as necessidades de recursos humanos – a cada seis horas, cada centro de triagem terá um médico (presencial ou remotamente), dois enfermeiros, sete assistentes, um líder de equipa e um elemento de segurança.

“Nos tempos extraordinários e desafiantes que vivemos queremos contribuir para a contenção da propagação da Covid-19, apoiando a criação de alternativas de triagem, acelerando os tempos de diagnóstico e a resposta clínica à Covid-19. Estar ao lado da Cruz Vermelha Portuguesa é um passo para, coletivamente, conseguirmos proteger a qualidade de vida dos portugueses”, afirma António Bico, CEO da Zurich Portugal, citado na nota À imprensa.

“Esta parceria revela-se de grande importância para a garantia da continuidade na resposta da Cruz Vermelha Portuguesa no quadro da prevenção e controlo da pandemia. Com o apoio da Zurich vai ser possível aumentar significativamente a capacidade de respostas à realização de testes, chegando a mais pessoas em mais áreas geográficas, e apoiar, de forma direta, efetiva e concertada quem está na linha da frente”, sublinha, por seu lado, Francisco George, Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa.

A doação da Zurich Portugal e “Z Zurich Foundation” à delegação de Setúbal da Cruz Vermelha vai ser investida numa unidade de campanha hospitalar a implementar no concelho de Setúbal. Esta unidade irá dar apoio às ações da Cruz Vermelha e da Proteção Civil de Setúbal, possibilitando assim uma resposta mais rápida e eficiente à crise de saúde e humanitária que vivemos.

“Gostaríamos de agradecer a todos os voluntários da Missão Azul, clube de voluntariado da Zurich Portugal e também à ‘Z Zurich Foundation’ por se juntarem à nossa missão na prevenção e controlo desta terrível pandemia. Com este contributo, a delegação de Setúbal da Cruz Vermelha Portuguesa irá adquirir uma unidade de campanha hospitalar, cujo impacto na nossa região será bastante significativo, permitindo desta forma dar uma resposta ainda mais rápida e eficiente à atual crise de saúde e humanitária”, refere Fátima Henriques da Comissão Administrativa da Delegação Local de Setúbal da Cruz Vermelha Portuguesa, igualamente citada no comunicado

Para além da Cruz Vermelha Portuguesa, a Zurich Portugal e a “Z Zurich Foundation” também estão a apoiar a ADIL – Associação para o Desenvolvimento Integral de Lordelo, Casa da Criança de Tires, Centro de Apoio ao Sem-Abrigo de Setúbal, CEPAC – Centro Padre Alves Correia, Comunidade Vida e Paz, Coração Amarelo, EPIS – Empresários Pela Inclusão Social e vários centros hospitalares com alimentação, equipamento informático, material didático, mobiliário ou viseiras de proteção individual.

CI/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

Victor Ramos: SNS precisa de uma “equipa de pilotagem”

O Serviço Nacional de Saúde precisa de um órgão de coordenação técnica e estratégica que não se confunda com a equipa política, defende o anterior presidente da Fundação para a Saúde, Victor Ramos. Trata-se de uma equipa de pilotagem de um serviço extremamente complexo, “muito necessária para evitar os ziguezagues, sobretudo descontinuidades e perdas de memória”.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights