Ministério da Saúde de Moçambique lança inquérito sobre impacto da sida

30 de Abril 2021

O Ministério da Saúde de Moçambique lança hoje o Inquérito Nacional sobre o Impacto do HIV/sida (Insida), um estudo que vai abranger 11.058 agregados familiares no país, anunciou o Instituto Nacional de Saúde (INS).

Com o inquérito, de base comunitária, as autoridades de saúde moçambicanas pretendem “avaliar o impacto dos serviços de prevenção, cuidados e tratamento” da doença no país, referiu o INS em nota enviada à comunicação social.

O Insida, que vai decorrer até novembro, será lançado na província de Gaza, no sul do país, numa cerimónia dirigida pelo ministro da Saúde moçambicano, Armindo Tiago.

Segundo o INS, durante o processo, vão ser entrevistados um total de 23.877 pessoas e testadas para o HIV cerca de 19.006 cidadãos com pelo menos 15 anos.

“O inquérito irá decorrer em duas fases, sendo que a primeira irá abranger seis províncias, nomeadamente: cidade e província de Maputo, Gaza, Inhambane, Sofala e Manica”, adiantou o INS.

De acordo com um relatório do Ministério da Saúde moçambicano relativo a 2019, 73% das pessoas com HIV tinham sido diagnosticadas, 59% destas estavam em tratamento, mas só 32% atingiram a supressão viral.

No mesmo ano, Moçambique registou 120 mil novas infeções e pelo menos 51 mil pessoas morreram devido à doença no país, maioritariamente nas províncias de Maputo, Zambézia e Nampula.

NR/HN/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Malária matou 31 angolanos por dia em 2024

A malária matou 11.447 pessoas em Angola em 2024, uma média de 31 mortes por dia em quase 12 milhões de casos notificados no ano passado, anunciaram hoje as autoridades angolanas, garantindo investimentos na prevenção e tratamento.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights