Segundo anunciou hoje a farmacêutica Abbott, ao contrário dos métodos de imagem como a angiografia convencional, a tecnologia de tomografia de coerência ótica (TCO) recorre à luz infravermelha para fornecer imagens de alta definição a partir do interior de um vaso sanguíneo.
Desta forma, os médicos podem dispor de uma visualização mais pormenorizada das artérias dos seus pacientes, permitindo-lhes personalizar o tratamento a aplicar em cada caso, adiantou a empresa.
Na prática, o novo ‘software’ permite detetar, de forma automática e com recurso à inteligência artificial (IA), a gravidade dos bloqueios de cálcio e medir o diâmetro dos vasos para uma melhor tomada de decisão dos médicos durante os procedimentos de colocação de `stent´ coronário (dispositivo em forma de tubo utilizado para manter as artérias abertas).
Para além do Hospital de Santa Marta, que recebe a primeira solução do género a ser implementada em Portugal, a empresa estima que esta tecnologia possa chegar a cerca de 50 outras unidades hospitalares.
“Este é o primeiro `software´ do género em Portugal, que permite melhores resultados para os pacientes, reduzindo os custos e otimizando a experiência do paciente e do médico”, adiantou a farmacêutica em comunicado.
O Hospital de Santa Marta é considerado um dos principais centros de referência de diagnóstico e tratamento das doenças cardiovasculares a nível nacional.
LUSA/HN
0 Comments