ALS lança novo kit de diagnóstico ‘in vitro’ que permite detetar todas as variantes

21 de Maio 2021

A ALS Life Sciences Portugal anunciou esta sexta-feira o lançamento de um novo kit de diagnóstico 'in vitro' para a Covid-19, que permite detetar todas as variantes conhecidas de SARS-CoV-2.

Segundo a ALS, “este novo kit permite a deteção de todas as variantes conhecidas de SARS-CoV-2, incluindo as variantes britânica, brasileira e sul-africana, sem reação cruzada com outros vírus relacionados conhecidos ou patógenos respiratórios comuns”.

Desenvolvido e produzido integralmente em Portugal, o kit ALS SARS-CoV-2 RT-PCR 4G tem como destino sobretudo a exportação.

A responsável técnica da unidade de produção e cientista membro da equipa dedicada à investigação em biologia molecular da ALS, Inês Gomes, destaca “o intenso trabalho de I&D (investigação e desenvolvimento) que permitiu desenvolver os reagentes de deteção específicos e assegurar a sua produção exclusivamente nos laboratórios da ALS em Tondela”.

Este kit “é um dispositivo médico de diagnóstico ‘in vitro’ que utiliza a tecnologia de amplificação de ácidos nucleicos por PCR em tempo real para a deteção de SARS-CoV-2 em amostras do trato respiratório superior de indivíduos com ou sem suspeita de covid-19”, explica.

A ALS refere que este kit “deve ser utilizado por profissionais de saúde e técnicos de laboratório devidamente treinados, com formação específica em procedimentos de diagnóstico ‘in vitro’, em laboratórios de análises clínicas ou em ambiente hospitalar/ clínico”.

“Em conjunto com outros dados clínicos e epidemiológicos relevantes, os resultados da deteção do RNA (ácido ribonucleico) viral em amostras humanas servem de auxílio ao diagnóstico da covid-19”, acrescenta.

A ALS Life Sciences Portugal detém quatro laboratórios acreditados em Portugal e uma equipa de técnicos laboratoriais e investigadores, empregando mais de 270 pessoas.

Apesar de ser especializada nas áreas da segurança e qualidade alimentar, controlo ambiental e saúde animal, o aparecimento da pandemia e a necessidade de testagem levaram a ALS Portugal a disponibilizar serviços laboratoriais de deteção de SARS-CoV-2 para auxílio ao diagnóstico da Covid-19, com o parecer favorável do Instituto Ricardo Jorge.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Mónica Nave: “É muito importante conhecer as histórias familiares de doença oncológica”

No âmbito do Dia Mundial do Cancro do Ovário, a especialista em Oncologia, Mónica Nave, falou ao HealthNews sobre a gravidade da doença e a importância de conhecer histórias familiares de doença oncológica. Em entrevista, a médica abordou ainda alguns dos principais sintomas. De acordo com os dados da GLOBOCAN 2022, em Portugal foram diagnosticados 682 novos casos de cancro do ovário em 2022. No mesmo ano foi responsável por 472 mortes, colocando-o como o oitavo cancro mais mortal no sexo feminino.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights