Centro de vacinação na António Aroso passa para instalações do Exército no Porto

8 de Junho 2021

O centro de vacinação contra a Covid-19 no Porto na antiga escola António Aroso fechou, sendo agora os utentes vacinados no Regimento de Transmissões do Exército, na Circunvalação, afirmou esta terça-feira fonte da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N).

Em declarações à Lusa, a mesma fonte referiu que aquelas instalações do Exército, localizadas na Estrada da Circunvalação, na zona do Viso, têm “toda a capacidade para responder à população inscrita”.

Os utentes que, entretanto, fizeram agendamento da vacina para a antiga escola António Aroso serão contactados por telefone para ficar a par da alteração e receberão também confirmação do agendamento através de SMS, acrescentou a fonte da ARS-N.

À porta da antiga escola António Aroso, na freguesia de Aldoar, há uma informação aos utentes que dá conta de que aquele centro “passou para o Regimento de Transmissões Militar (Quartel), situado na Estrada da Circunvalação e com entrada pela Rua 14 de Agosto”.

A escolha daquela escola para um dos centros de vacinação no Porto recebeu críticas por parte da população, uma vez que, devido a uma avaria na plataforma elevatória, muitos dos idosos que ali se deslocaram tiveram de subir 15 degraus por ausência de uma rampa.

“Logo a seguir a um portão que dá acesso do exterior para a escola encontra-se uma plataforma elevatória, [mas] que apenas serve de adorno pois está avariada e, assim sendo, as pessoas que têm mobilidade reduzida têm muita dificuldade em subir os degraus”, indicou o utente Fernando Silva, numa denúncia enviada à Lusa, em 23 de fevereiro.

A Câmara do Porto aprovou, em outubro, a cedência por meio ano das instalações da antiga Escola Básica António Aroso à ARS-N, para alargamento da Área Dedicada aos Doentes Respiratórios no Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) do Porto Ocidental.

O município assinalou que o estabelecimento de ensino foi solicitado pelo ACeS Porto Ocidental, que informou a autarquia sobre a falta de espaço para o alargamento da capacidade de resposta da sua Área Dedicada aos Doentes Respiratórios.

Na mesma altura, em resposta à Lusa, a ARS-N revelava que a antiga escola deveria estar operacional durante o mês de novembro, após obras de adaptação.

LUSA/HN

1 Comment

  1. Tiago Frutuoso

    Hoje dia 21/06 fui tomar a vacina marcada para 10:35h sai de lá as 13.20h…. uma vergonha…. uma fila sem fim….

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Novos diagnósticos de VIH aumentam quase 12% na UE/EEE em 2023

 A taxa de novos diagnósticos de pessoas infetadas pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) cresceu 11,8% de 2022 para 2023 na União Europeia/Espaço Económico Europeu, que inclui a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein, indica um relatório divulgado hoje.

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.

Revolução no Diagnóstico e Tratamento da Apneia do Sono em Portugal

A Dra. Paula Gonçalves Pinto, da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, concorreu à 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), com um projeto inovador para o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Apneia Hipopneia do Sono (SAHS). O projeto “Innobics-SAHS” visa revolucionar a abordagem atual, reduzindo significativamente as listas de espera e melhorando a eficiência do processo através da integração de cuidados de saúde primários e hospitalares, suportada por uma plataforma digital. Esta iniciativa promete não só melhorar a qualidade de vida dos doentes, mas também otimizar os recursos do sistema de saúde

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Cerimónia de Abertura da 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde: Inovação e Excelência no Setor da Saúde Português

A Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH) realizou a cerimónia de abertura da 17ª edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, destacando a importância da inovação e excelência no setor da saúde em Portugal. O evento contou com a participação de representantes de várias entidades de saúde nacionais e regionais, reafirmando o compromisso com a melhoria contínua dos cuidados de saúde no país

Crescer em contacto com animais reduz o risco de alergias

As crianças que crescem com animais de estimação ou em ambientes de criação de animais têm menos probabilidade de desenvolver alergias, devido ao contacto precoce com bactérias anaeróbias comuns nas mucosas do corpo humano.

MAIS LIDAS

Share This