Investigadora da UAlg recebe prémio Ocean Award da Fundação Mirpuri

9 de Junho 2021

Joanna Melissa Gonçalves, investigadora do Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA) da Universidade do Algarve (UAlg), venceu o prémio Ocean Award, da Fundação Mirpuri, no sábado, dia 5.

Trata-se de um prémio internacional de sustentabilidade, que tem como objetivo reconhecer e valorizar a excelência na comunidade científica e premiar os projetos mais inovadores com impacto positivo na saúde dos oceanos, lê-se no comunicado de imprensa da Universidade do Algarve.

O anúncio foi feito no Dia Mundial do Ambiente, dia 5, durante a cerimónia de encerramento do Troféu Anual de Vela da Fundação Mirpuri, que teve lugar no Clube Naval de Cascais, uma das regatas mais importantes do calendário internacional de vela, que visa sensibilizar e angariar fundos para projetos de conservação marinha em todo o mundo.

Joanna Gonçalves, que concorreu com o projeto de doutoramento “EMERGING: Environmental Mixtures of Emerging contaminants Repercussions on Gonads and Impact on Next Generations”, recebeu o título “The Mirpuri Foundation Ocean Award of the Year 2021” e um prémio no valor de cinco mil euros, bem como o reconhecimento internacional da sua contribuição para um mundo melhor.

Para a doutoranda do curso de Ciências do Mar, da Terra e do Ambiente, o prémio é muito importante. “Este reconhecimento global não só me ajudará a ganhar mais visibilidade como bióloga marinha, mas também a abrir novos caminhos e possíveis contactos com outros cientistas conhecidos mundialmente”, disse a investigadora, que considera que “deveríamos estudar a reprodução mais profundamente, pois sem esta função não há gerações futuras, pondo em risco a saúde do nosso oceano”.

Com os resultados que pretende obter, Joanna Gonçalves espera poder “dar o seu contributo para projetos internacionais em prol de melhores soluções que contribuam para a saúde do Oceano”.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Stephan Peters sobre o Nutri-Score: “Não há evidências da sua eficácia na vida real”

Nutri-Score: Uma mais-valia ou uma ferramenta meramente ilusória? As opiniões sobre este sistema de classificação nutricional divide especialistas europeus. Há quem aponte o rótulo nutricional de 5 cores como um sistema útil para os consumidores poderem conhecer o valor nutricional geral dos produtos. No entanto, há quem aponte falhas “devido à sua falta de fundamentação científica”. Este foi o caso do investigador neerlandês Stephan Peters, da Dutch Dairy Association, que falou ao HealthNews sobre o assunto. 

Vacina Shingrix continua a proporcionar elevada proteção contra o Herpes Zoster

A GSK plc (LSE/NYSE: GSK) anunciou no dia 17 de abril dados positivos do ensaio clínico de fase III ZOSTER-049 de follow-up a longo prazo que seguiu os participantes durante aproximadamente 11 anos após a vacinação inicial com Shingrix (vacina contra o Herpes Zoster recombinante, com adjuvante ou RZV). Os dados finais do ensaio clínico demonstram que a RZV mantém a eficácia contra o Herpes Zoster durante mais de uma década em adultos com mais de 50 anos.

Manuel Alves morreu hoje em Lisboa vítima de cancro

O ‘designer’ português Manuel Alves, 73 anos de idade, da dupla de moda Alves/Gonçalves, morreu esta terça-feira no Hospital da Luz, vítima de cancro, confirmaram à agência Lusa amigos do estilista.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights