Bolsas de Excelência da UAlg já premiaram 393 alunos com mais de 360 mil euros

11 de Junho 2021

A sessão pública de entrega das Bolsas de Excelência, que distinguiu 57 alunos da Universidade do Algarve, realizou-se no dia 09 de junho, às 17h00, no Grande Auditório do Campus de Gambelas. Esta iniciativa vai na nona edição e já premiou 393 alunos.

Esta iniciativa, que já premiou 393 alunos com mais de 360 mil euros, contou com a participação de 46 entidades este ano.

Todos os alunos que ingressaram na Universidade do Algarve (UAlg) em primeira opção e com nota de candidatura igual ou superior a 17 valores tiveram bolsa de excelência. A bolsa atribuída paga integralmente a propina do 1.º ano de licenciatura ou de mestrado integrado, no valor de 697 euros, aos melhores alunos que se matricularam em 2020/2021.

Alexandre Lima, delegado regional de Educação do Algarve, disse aos estudantes que a sua presença na cerimónia se deveu exclusivamente a eles.

O delegado regional destacou a “proeza” alcançada pelos alunos e “o trabalho que a Universidade tem feito na região e o trabalho que faz no acompanhamento aos alunos que vêm do Ensino Secundário para o Superior”.

Laura Pimenta, uma das alunas contempladas, veio da Escola Secundária de Serpa e ingressou na Universidade do Algarve, em Ciências da Comunicação, com nota de candidatura de 17,99. A aluna, que discursou em representação dos alunos premiados, agradeceu à Universidade do Algarve e às empresas esta oportunidade. “A atribuição da Bolsa de Excelência foi algo que me motivou durante o ensino secundário, e acredito que também o seja para qualquer estudante que pretenda ingressar na UAlg”, disse a aluna.

Na opinião de Laura Pimenta, “é importante reconhecer o mérito alcançado durante o secundário e é importante que os alunos se sintam motivados a obter bons resultados”. “Acho que a Universidade do Algarve faz um bom papel nesse aspeto. Sinto que fui muito bem recebida e que é aqui que vou passar o que dizem ser os melhores anos da minha vida”, acrescentou.

Paulo Águas dirigiu uma palavra de agradecimento às empresas, que, apesar da pandemia e das dificuldades, continuaram a apoiar este projeto, permitindo que, pelo nono ano consecutivo, tenha sido possível entregar bolsas de excelência. O reitor felicitou as famílias e os estudantes premiados e sublinhou o esforço dos últimos: “Seguramente que é muito talento vosso, mas também muito trabalho, porque só talento não basta”.

Esta iniciativa, inserida num quadro de responsabilidade social, representa um importante sinal de reconhecimento do mérito pelo trabalho desenvolvido, para além de constituir uma significativa ajuda para as famílias suportarem os encargos com os seus educandos, lê-se no comunicado da Universidade do Algarve.

Foram também homenageados, nesta cerimónia, os estudantes internacionais com as melhores classificações, que beneficiam de propina reduzida no valor de 1.100 euros.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Psicólogos escolhem hoje novo bastonário

Mais de 21 mil psicólogos elegem hoje um novo bastonário, numas eleições que contam com três candidatos ao cargo desempenhado desde dezembro de 2016 por Francisco Miranda Rodrigues, que não concorre a um novo mandato.

Novos diagnósticos de VIH aumentam quase 12% na UE/EEE em 2023

 A taxa de novos diagnósticos de pessoas infetadas pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) cresceu 11,8% de 2022 para 2023 na União Europeia/Espaço Económico Europeu, que inclui a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein, indica um relatório divulgado hoje.

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.

Revolução no Diagnóstico e Tratamento da Apneia do Sono em Portugal

A Dra. Paula Gonçalves Pinto, da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, concorreu à 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), com um projeto inovador para o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Apneia Hipopneia do Sono (SAHS). O projeto “Innobics-SAHS” visa revolucionar a abordagem atual, reduzindo significativamente as listas de espera e melhorando a eficiência do processo através da integração de cuidados de saúde primários e hospitalares, suportada por uma plataforma digital. Esta iniciativa promete não só melhorar a qualidade de vida dos doentes, mas também otimizar os recursos do sistema de saúde

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

MAIS LIDAS

Share This