Segundo António Cartucho, coordenador da Unidade de Cirurgia do Ombro e Cotovelo do Serviço de Ortopedia do Hospital CUF Descobertas, esta nomeação “revela o reconhecimento da excelência da prática clínica, da atividade científica e da capacidade de ensino prático e teórico na área do ombro e cotovelo do Hospital CUF Descobertas”.
Para ser membro da Sociedade Europeia de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (Société Européenne de Chirurgie de l’Epaule et du Coude – SECEC), de acordo com o comunicado de imprensa da CUF, é necessário preencher um exigente formulário curricular – “requisito cumprido por todos os cirurgiões ortopedistas do núcleo do ombro e cotovelo do Hospital CUF Descobertas”.
“Desde há 15 anos que temos um programa de fellowship pelo qual passaram mais de 30 cirurgiões nacionais e internacionais”, revela o ortopedista. Trata-se de um estágio, com a duração mínima de três meses e máxima de um ano, onde é dada formação teórica e prática na área de cirurgia do ombro e cotovelo. Os fellows participam em todas as atividades do hospital: consulta, cirurgias, urgências que chegam ao atendimento permanente, reuniões clínicas e trabalho de investigação, com a produção de um trabalho científico para publicação.
“Agora, por sermos um centro credenciado pela SECEC , todos os cirurgiões ortopédicos europeus, com interesse na área do ombro, podem estagiar num centro credenciado em Portugal. Para tal, terão de apresentar a sua candidatura através da SECEC, preenchendo os requisitos necessários”, informa António Cartucho.
PR/HN/Rita Antunes
0 Comments