Sindicato alerta para constrangimentos gerados por aposentação da diretora do INEM Centro

3 de Julho 2021

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar alertou hoje para o risco de constrangimentos no acionamento de meios em caso de acidente grave na zona Centro do país, por não ter sido nomeado substituto para a diretora regional, aposentada quinta-feira.

Rui Lázaro, presidente do sindicato, disse à Lusa que a diretora da delegação regional do Centro do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), Regina Pimentel, comunicou na quarta-feira aos trabalhadores ter recebido nesse dia a informação da Caixa Geral de Aposentações de que passaria à condição de aposentada a partir de quinta-feira, enviando uma mensagem de despedida.

Segundo Rui Lázaro, não foi dada qualquer informação sobre a nomeação, pelo Conselho Diretivo do INEM, de qualquer substituto, “nem sequer temporário”, o que, afirmou, coloca em causa não apenas procedimentos burocráticos que são da exclusiva responsabilidade da diretora, mas, sobretudo, pode gerar “constrangimentos operacionais”.

Salientando ser “exclusiva competência da diretora a ativação de meios de exceção” em caso de catástrofe ou situação multivítmas, Rui Lázaro disse não acreditar “que ficasse a resposta por dar”, mas que, certamente, existiram “alguns constrangimentos, porque os trabalhadores nem sequer sabem para quem ligar para pedir essa autorização, caso seja necessária”.

Além dessa situação, o sindicato alerta para as autorizações administrativas que dependem exclusivamente da diretora, não podendo ser delegadas, como o processamento de pagamentos, de trabalho suplementar ou de horários.

Para Rui Lázaro, no mínimo, o Conselho Diretivo deveria ter nomeado alguém para exercer as funções de Regina Pimentel, “nem que seja temporariamente”, como aconteceu nos períodos de férias da diretora.

A Lusa contactou o INEM, mas não obteve resposta até ao momento.

HN/NR/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

IPO Lisboa nomeia Graça Freitas provedora do utente

A presidente do conselho de administração do Instituto Português de Oncologia de Lisboa (IPO Lisboa), Eva Falcão, anunciou hoje que a antiga diretora-geral da Saúde Graça Freitas vai ser a provedora do utente daquela unidade hospitalar

Psicólogos escolhem hoje novo bastonário

Mais de 21 mil psicólogos elegem hoje um novo bastonário, numas eleições que contam com três candidatos ao cargo desempenhado desde dezembro de 2016 por Francisco Miranda Rodrigues, que não concorre a um novo mandato.

Europa recomenda reembolso de aplicações digitais de saúde

 A União Europeia (UE) propôs que todos os países membros implementem um sistema que permita o reembolso de aplicações e dispositivos médicos digitais, em resposta ao crescente uso de tecnologias de saúde. 

MAIS LIDAS

Share This