Idanha-a-Nova já apoiou 80 operações às cataratas

6 de Julho 2021

Mais de 80 pessoas do concelho de Idanha-a-Nova já foram operadas gratuitamente às cataratas, no âmbito de uma parceria entre o município local e a Fundação Álvaro Carvalho.

Em comunicado hoje enviado à agência Lusa, esta autarquia do distrito de Castelo Branco, que é liderada por Armindo Jacinto, salienta que, no início do mês, um novo grupo de 13 munícipes beneficiaram deste procedimento.

“As cirurgias às cataratas visam aumentar a qualidade de vida das pessoas, em particular dos mais idosos, que, através desta intervenção, melhoram a visão e podem ter uma vida mais autónoma, mais ativa e mais feliz”, aponta a informação.

A nota especifica ainda que os encargos deste projeto são comparticipados em 50% pela Câmara de Idanha-a-Nova e que os restantes 50% são financiados pela Fundação Álvaro Carvalho, não tendo os beneficiários quaisquer custos com a cirurgia ou com as consultas pré e pós-operatórias.

Os critérios de seleção de utentes contam com a articulação entre o Centro de Saúde de Idanha-a-Nova, a Fundação Álvaro Carvalho e a Clínica Oftalmológica da Beira Interior na avaliação clínica das pessoas, tendo também em consideração os casos de justificado apoio social.

A autarquia também salienta que os utentes se têm mostrado “muito reconhecidos por verem resolvidos défices visuais elevados”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Mónica Nave: “É muito importante conhecer as histórias familiares de doença oncológica”

No âmbito do Dia Mundial do Cancro do Ovário, a especialista em Oncologia, Mónica Nave, falou ao HealthNews sobre a gravidade da doença e a importância de conhecer histórias familiares de doença oncológica. Em entrevista, a médica abordou ainda alguns dos principais sintomas. De acordo com os dados da GLOBOCAN 2022, em Portugal foram diagnosticados 682 novos casos de cancro do ovário em 2022. No mesmo ano foi responsável por 472 mortes, colocando-o como o oitavo cancro mais mortal no sexo feminino.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights