Rússia anuncia produção de 300 milhões de doses por ano da Sputnik V na Índia

13 de Julho 2021

A Rússia anunciou esta terça-feira que chegou a um acordo com o Serum Institute of India (SII), maior fabricante mundial de vacinas, para produzir 300 milhões de doses por ano da Sputnik V, a vacina russa contra a Covid-19.

“Esta parceria estratégica é um passo importante para aumentar significativamente as nossas capacidades de produção”, disse num comunicado Kirill Dmitriev, responsável pelo Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF), que financiou o desenvolvimento do Sputnik V.

Segundo Dmitriev, as primeiras doses produzidas pelo SII estão previstas para o início de setembro e “o processo de troca tecnológica já está bem avançado”.

“O SII já recebeu amostras de células e vetores do centro Gamaleïa”, segundo a nota.

“Com alta eficácia e um bom perfil de segurança, é essencial que a vacina Sputnik V esteja acessível em toda a sua extensão para as pessoas na Índia e em todo o mundo”, disse Adar Poonawalla, responsável do SII, citado no comunicado à imprensa.

A Índia é o principal país com o qual a Rússia assinou parcerias de produção da sua vacina Sputnik V no estrangeiro.

Moscovo celebrou na Índia acordos de produção com grandes grupos farmacêuticos de centenas de milhões de doses por ano, além do SII.

O Serum Institute of India já produz várias outras vacinas contra a Covid-19, incluindo a da AstraZeneca.

De acordo com a RDIF, a vacina russa já está licenciada em 67 países, cobrindo 3,5 mil milhões de pessoas.

Moscovo procura diversificar as fontes de produção da vacina Sputnik V, que também tem uma versão “simples” em dose única.

A Sputnik V foi inicialmente recebida com ceticismo no estrangeiro quando foi anunciada em agosto de 2020, mas a sua confiabilidade foi validada pela prestigiada revista médica The Lancet.

A RDIF já negociou acordos de produção do Sputnik V com fabricantes em vários países, incluindo Índia, Coreia do Sul, Brasil, China, Turquia, bem como Bielorrússia e Cazaquistão.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Cerimónia de Abertura da 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde: Inovação e Excelência no Setor da Saúde Português

A Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH) realizou a cerimónia de abertura da 17ª edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, destacando a importância da inovação e excelência no setor da saúde em Portugal. O evento contou com a participação de representantes de várias entidades de saúde nacionais e regionais, reafirmando o compromisso com a melhoria contínua dos cuidados de saúde no país

Crescer em contacto com animais reduz o risco de alergias

As crianças que crescem com animais de estimação ou em ambientes de criação de animais têm menos probabilidade de desenvolver alergias, devido ao contacto precoce com bactérias anaeróbias comuns nas mucosas do corpo humano.

MAIS LIDAS

Share This