Economia dos EUA ganhou força entre maio e junho

15 de Julho 2021

O mais recente apanhado da Reserva Federal dos EUA sobre a conjuntura, o designado Livro Bege, indicou que a economia ganhou força no final de maio e princípio de junho, apesar de estrangulamentos logísticos que aumentaram os preços

Apresentado quarta-feira, o documento especificou que sete dos 12 distritos em que se dividem os bancos do Sistema da Reserva Federal relataram fortes aumentos de preços, com algumas empresas a exprimirem preocupação com as ruturas nas cadeias de abastecimento, que pressionaram os preços no sentido da subida.

A economia dos EUA está a recuperar rapidamente da recessão causada pela pandemia do novo coronavírus. Isto conduziu a um aumento da procura generalizado, desde carros novos a estadias em hotel, deixando as empresas confrontadas com problemas em encontrar componentes e trabalhadores em quantidade suficiente para responder à procura.

“Enquanto algumas empresas contactadas sentiram que as pressões sobre os preços foram transitórias, a maioria espera mais aumentos nos custos dos ‘inputs’ e nos preços nos próximos meses”, sintetizou a Fed, baseada em entrevistas com os seus contactos no mundo empresarial, em todo o país.

No documento apontou-se que os setores que lidam com transportes, viagens e turismo e indústria todos experimentaram crescimento económico acima da média neste período.

Mas o levantamento conjuntural também identificou ruturas nas cadeias de abastecimento provocadas pela escassez de materiais e trabalhadores, bem como por stocks baixos e vendas restritas de muitos bens de consumo.

“Um documento como este teria perturbado os investidores há algumas décadas”, disse Robert Brusca, economista na FAO Economics.

O inquérito da Fed é baseado em entrevistas feitas pelos 12 bancos do sistema federal com os contactos empresariais em cada uma das suas áreas respetivas.

A informação recolhida vai ser a base para as discussões sobre a economia quando os dirigentes do banco central se reunirem em 27 e 28 de julho.

A expetativa é que depois desta reunião, a Reserva Federal mantenha as taxas de juro no nível em que se encontra, perto de zero por cento, como forma de ajudar a recuperação da economia.

O inquérito apurou que três quartos dos distritos da Fed relataram ou ligeiros ou modestos ganhos de emprego, com forte procura por trabalhadores menos qualificados.

“Todos os distritos apontaram um uso acrescido de incentivos não salariais para atrair e reter trabalhadores”, apontou a Fed, especificando que muitas empresas esperam que as dificuldades de recrutamento de trabalhadores se estendam para o outono.

NR/HN/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Daniel Ferro: Retenção de Médicos no SNS: Desafios e Estratégias

Daniel Ferro, Administrador Hospitalar na USF S. José, apresentou no 10º Congresso Internacional dos Hospitais um estudo pioneiro sobre a retenção de profissionais médicos no Serviço Nacional de Saúde (SNS). A investigação revela as principais causas de saída e propõe estratégias para melhorar a retenção de talentos.

Inovação Farmacêutica: Desafios e Oportunidades no Acesso a Novos Medicamentos

A inovação farmacêutica enfrenta desafios significativos no que diz respeito ao acesso e custo de novos medicamentos. Num cenário onde doenças como Alzheimer e outras condições neurodegenerativas representam uma crescente preocupação para os sistemas de saúde, o Professor Joaquim Ferreira, Vice-Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, abordou questões cruciais sobre o futuro da inovação terapêutica, os seus custos e o impacto na sociedade durante o 10º Congresso Internacional dos Hospitais, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hopitalar (APDH).

Desafios e Tendências na Inovação Farmacêutica: A Perspetiva de Helder Mota Filipe

O Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Helder Mota Filipe, abordou os principais desafios e tendências na inovação farmacêutica durante o 10º Congresso Internacional dos Hospitais. A sua intervenção focou-se na complexidade de garantir o acesso a medicamentos inovadores, considerando as limitações orçamentais e as mudanças demográficas e epidemiológicas em Portugal

Carlos Lima Alves: Medicamentos Inovadores: O Desafio do Valor Sustentável

Carlos Lima Alves, Médico e Vice-Presidente do Infarmed, abordou a complexa questão dos medicamentos inovadores no 10º Congresso Internacional dos Hospitais, promovido pela Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH). A sua intervenção centrou-se na necessidade de equilibrar o valor dos medicamentos com os custos associados, destacando a importância de uma avaliação rigorosa e fundamentada para garantir que os recursos financeiros sejam utilizados de forma eficaz e sustentável.

Projeto Pioneiro em Portugal Aborda Gestão de Resíduos na Diabetes

A Unidade Local de Saúde de Matosinhos apresentou um projeto inovador sobre a gestão de resíduos resultantes do tratamento da diabetes, na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. O projeto “Diabetes e o meio ambiente” visa sensibilizar e capacitar pacientes e famílias para a correta separação de resíduos, contribuindo para a sustentabilidade ambiental.

MAIS LIDAS

Share This