BE apresenta diploma esta semana para ampliar Hospital Garcia de Orta

19 de Julho 2021

O grupo parlamentar bloquista vai apresentar esta semana um diploma para a ampliação do Hospital Garcia de Orta, em Almada, sustentando a decisão com a necessidade de investimento nesta unidade de saúde que serve o dobro da capacidade prevista.

“Apresentaremos ainda esta semana no parlamento um projeto, precisamente, para que haja investimento para a ampliação do Garcia de Orta”, disse a coordenadora do BE, Catarina Martins, em conferência de imprensa, no final de uma reunião com a administração do hospital.

A dirigente bloquista disse que o projeto de ampliação – que existe, mas não tem início previsto – “é muito importante”, já que o Garcia de Orta foi projetado para “servir uma população de 150 mil pessoas”, no entanto, atualmente recebe mais do dobro desse número.

“Vivemos aqui o problema, em Almada, com o Garcia de Orta, que tem vivido, aliás, todo o distrito de Setúbal, da falta de investimentos previsto para esta região. A ampliação do Hospital Garcia de Orta não está prevista neste momento, temos um programa de recuperação, a promessa de investimento, nomeadamente, na saúde, mas é preciso não esquecer zonas com uma enorme pressão populacional”, sustentou.

Catarina Martins não especificou o tipo de diploma que vai ser apresentado na Assembleia da República.

A propósito da visita a esta unidade de saúde, a coordenadora do BE reiterou a necessidade de contratar profissionais de saúde, advogando que, apesar das contratações anunciadas pelo Governo, o número de profissionais que abandonou o Serviço Nacional de Saúde (SNS) durante a pandemia foi maior.

“É fundamental olharmos para a necessidade de fixação de profissionais do SNS. Acresce que há muitos profissionais a temor que foram sendo contratados e que devem ser vinculados”, vincou Catarina Martins, acrescentando que há urgência em “vincular já”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Coimbra aumenta atividade assistencial na região em 2024

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra aumentou em 2024 a atividade assistencial na região, comparativamente a 2023, tendo ficado muito próxima de realizar um milhão de consultas e registado mais de cinco mil nascimentos.

Enfermeiros reagem a regime de dedicação plena com petição ao governo

Os enfermeiros que trabalham em Unidades de Saúde Familiar (USF) manifestaram a sua discordância em relação ao regime de Dedicação Plena imposto pelo Governo, através de uma petição promovida pela Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros (ASPE). 

Menopausa Precoce em Debate nas FNAC Talks

No passado dia 10 de janeiro, a FNAC de Alfragide recebeu mais uma edição das FNAC Talks, desta vez dedicada ao tema “Fertilidade e Menopausa Precoce”. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights