Moçambique recebeu 1,7 milhões de vacinas desde março

28 de Julho 2021

Moçambique recebeu, desde março, cerca de 1,7 milhões de doses de vacinas contra o novo coronavírus, anunciou o Ministério da Saúde.

“Desde março passado até a data, Moçambique já recebeu um total de 1.704.400 doses de vacinas resultantes de doações de [vários] países”, disse Lídia Cardoso, vice-ministra da Saúde.

A governante falava na terça-feira durante a cerimónia de receção de um milhão de vacinas contra a Covid-19, no aeroporto de Maputo.

Segundo a vice-ministra, as vacinas recebidas desde março resultaram de doações de países como Portugal, Índia, China, França e Estados Unidos da América, além das adquiridas através do Univax, uma iniciativa do setor privado em Moçambique.

“A receção dessas vacinas é uma clara demonstração da preocupação do chefe de Estado e do Governo em colocar a saúde dos moçambicanos como um bem precioso e sem preço”, referiu Lídia Cardoso.

A vice-ministra anunciou ainda para dias o início da vacinação de “um maior número de pessoas”, o que vai “acelerar a imunização de mais moçambicanos em curto espaço de tempo”, referiu, reiterando apelos para a participação dos grupos contemplados.

De acordo com a responsável, o Governo espera vacinar, até setembro, pelo menos seis milhões de pessoas, o correspondente a 20% da população.

Moçambique vive a terceira vaga da pandemia, a mais mortífera comparada as anteriores, com um aumento de casos e internamentos, situação que pressiona o sistema de Saúde do país.

O país tem um total acumulado de 1.341 óbitos devido a Covid-19 e 113.426 casos, 75% dos quais recuperados.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Mónica Nave: “É muito importante conhecer as histórias familiares de doença oncológica”

No âmbito do Dia Mundial do Cancro do Ovário, a especialista em Oncologia, Mónica Nave, falou ao HealthNews sobre a gravidade da doença e a importância de conhecer histórias familiares de doença oncológica. Em entrevista, a médica abordou ainda alguns dos principais sintomas. De acordo com os dados da GLOBOCAN 2022, em Portugal foram diagnosticados 682 novos casos de cancro do ovário em 2022. No mesmo ano foi responsável por 472 mortes, colocando-o como o oitavo cancro mais mortal no sexo feminino.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights