Manila inicia terceiro confinamento para combater variante delta

6 de Agosto 2021

Manila começou hoje o terceiro confinamento durante a pandemia de covid-19, que vai durar pelo menos duas semanas, desta vez para refrear a variante delta na capital filipina.

As autoridades pedem às 13 milhões de pessoas que permaneçam sempre em casa, com exceções como a ida ao hospital ou ir às compras, embora se mantenha uma série de empregos essenciais e a capacidade dos transportes públicos seja limitada a metade.

Além disso, são impostas restrições às viagens interprovinciais, que também afeta as cidades em torno da capital, a província de Laguna – a sul de Manila – e as cidades de Iloilo e Cagayan de Oro.

“É uma decisão dolorosa, mas necessária para evitar a falta de camas (de cuidados intensivos) e outros problemas hospitalares no caso de um aumento de casos com a variante delta”, disseram as autoridades.

Manila, o epicentro da pandemia no país asiático, sofreu um dos mais longos ‘lockdowns’ do mundo.

A capital esteve sob estrita contenção entre março e Agosto de 2020, quando algumas medidas foram relaxadas, e novamente entre março e abril de 2021, quando o número diário de novas infeções ultrapassou 15.000.

As autoridades sanitárias registaram até agora apenas 216 casos da variante delta, mas os peritos dizem que muitos casos permanecem por detetar devido à capacidade limitada do país para identificar os casos.

Com 1,62 milhões de casos de covid-19 e 28.231 mortes, as Filipinas são o segundo país mais afetado pela pandemia no Sudeste Asiático, atrás apenas da Indonésia.

R/HN/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Stephan Peters sobre o Nutri-Score: “Não há evidências da sua eficácia na vida real”

Nutri-Score: Uma mais-valia ou uma ferramenta meramente ilusória? As opiniões sobre este sistema de classificação nutricional divide especialistas europeus. Há quem aponte o rótulo nutricional de 5 cores como um sistema útil para os consumidores poderem conhecer o valor nutricional geral dos produtos. No entanto, há quem aponte falhas “devido à sua falta de fundamentação científica”. Este foi o caso do investigador neerlandês Stephan Peters, da Dutch Dairy Association, que falou ao HealthNews sobre o assunto. 

Vacina Shingrix continua a proporcionar elevada proteção contra o Herpes Zoster

A GSK plc (LSE/NYSE: GSK) anunciou no dia 17 de abril dados positivos do ensaio clínico de fase III ZOSTER-049 de follow-up a longo prazo que seguiu os participantes durante aproximadamente 11 anos após a vacinação inicial com Shingrix (vacina contra o Herpes Zoster recombinante, com adjuvante ou RZV). Os dados finais do ensaio clínico demonstram que a RZV mantém a eficácia contra o Herpes Zoster durante mais de uma década em adultos com mais de 50 anos.

Manuel Alves morreu hoje em Lisboa vítima de cancro

O ‘designer’ português Manuel Alves, 73 anos de idade, da dupla de moda Alves/Gonçalves, morreu esta terça-feira no Hospital da Luz, vítima de cancro, confirmaram à agência Lusa amigos do estilista.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights