Juiz do estado norte-americano do Arkansas suspende proibição do uso de máscaras

7 de Agosto 2021

Um juiz do Arkansas suspendeu temporariamente a lei de proibição estadual de ordem de máscara nas escolas, devido à discriminação entre ensino público e privado e para proteger os menores de 12 anos que ainda não foram vacinados

O juiz do condado de Pulaski, Tim Fox, emitiu sexta-feira uma medida liminar contra a lei que o governador Asa Hutchinson assinou em abril que suspende a obrigatoriedade do uso de máscara por entidades governamentais.

A lei proibitiva estava a ser contestada por dois processos, incluindo um de um distrito escolar na zona este do Arkansas, onde mais de 900 funcionários e alunos estão a cumprir quarentena, devido a um surto de covid-19.

A lei “não pode ser aplicada de qualquer forma ou feitio”, disse Tim Fox, enquanto se aguarda uma nova ação judicial.

Já Asa Hutchinson disse que a mudança era necessária para proteger as crianças menores de 12 anos que não podem ser vacinadas, uma vez que os casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-COV-2 e os internamentos hospitalares dispararam no estado norte-americano.

Na quinta-feira, um painel da Câmara dos Representantes rejeitou duas medidas que poderiam permitir que alguns distritos escolares emitissem exigências de máscara.

Houve pedidos crescentes para suspender a proibição antes do início do ano letivo em todo o estado até ao final de agosto.

O distrito escolar de Marion, um dos que desafia a lei de proibição obrigatória, disse hoje que 949 funcionários e alunos foram colocados em quarentena desde o início das aulas, na semana passada, devido a um surto de covid-19. O distrito acrescentou que 54 alunos e 11 funcionários testaram positivo à doença.

“Acho que nos vamos arrepender se não tomarmos medidas. Só espero que as consequências não sejam fatais para as crianças, funcionários e professores neste estado”, disse o senador democrata Keith Ingram.

Pediatras e autoridades de saúde explicaram que o uso de máscara nas escolas é necessário para proteger as crianças, já que a variante Delta e a baixa taxa de vacinação no Arkansas alimentam os casos crescentes do estado.

Na segunda-feira, o Arkansas revelou o maior aumento, em 24 horas, de internamentos por covid-19 desde o início da pandemia, e o Departamento de Saúde disse, na quinta-feira, que apenas estavam disponíveis 36 camas nas unidades de cuidados intensivos estaduais.

O governador afirmou durante a semana que estava arrependido por ter assinado a proibição do mandado do uso de máscara, dizendo, de acordo com a agência de notícias AP, que “gostaria que isso não se tivesse tornado lei”.

Asa Hutchinson lembrou que assinou o decreto-lei quando os casos de infeções por covid-19 do estado eram muito mais baixos e que a legislação poderia ter anulado.

NR/HN/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights