Angola recebeu 165 mil doses de vacinas Janssen

9 de Agosto 2021

Angola recebeu este domingo as primeiras 165.600 doses de vacinas contra Covid-19, da farmacêutica Janssen, do grupo Johnson & Johnson, adquiridas pelo Governo angolano através de uma plataforma da União Africana.

Segundo o secretário de Estado para a Saúde Pública de Angola, Franco Mufinda, as autoridades pretendem vacinar 54% da população, prevendo-se que estas vacinas sejam administradas nas províncias do Cunene, Cuando Cubango, Huíla e Namibe.

“Estas vacinas vão-nos facilitar vacinar sobretudo as populações transumantes ou até nómadas, já procedemos ao levantamento das pessoas que temos nesta condição e nos próximos dias poderemos iniciar o processo de vacinação”, referiu Franco Mufinda, em declarações à imprensa, emitidas pela rádio pública angolana.

Franco Mufinda frisou que cada vacina, de dose única, foi adquirida ao custo de 7,5 dólares (6,37 euros).

Este é o primeiro lote de vacinas que deverão chegar a Angola, numa periodicidade mensal, até setembro de 2022, informou o representante da Afreximbank, Humphrey Nwungo, salientando que foram disponibilizados dois mil milhões de dólares (1,7 mil milhões de euros) de garantia para a produção de vacinas pela Janssen.

Com os números das últimas 24 horas, o país contabiliza agora 43.662 casos positivos, 1.049 óbitos, 4.122 recuperados e 2.491 ativos, dos quais 13 em estado crítico, 16 graves, 92 moderados, oito leves e 2.362 assintomáticos, estando 129 pessoas internadas, 217 outras em quarentena institucional e 806 contactos sob vigilância epidemiológica.

Os dados disponibilizados, sexta-feira, pelas autoridades sanitárias do país indicam que já foram administradas 1,7 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19.

A pandemia de Covid-19 fez pelo menos 4.287.427 mortos em todo o mundo, entre mais de 202,2 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, desde que a OMS detetou a doença na China em finais de dezembro de 2019, segundo o último balanço da France-Presse com base em dados oficiais.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil e Peru.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

Mudanças de comportamento nos idosos podem indiciar patologias

Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.

MAIS LIDAS

Share This