Angela Merkel visita Moscovo e Kiev para se reunir com Putin e Zelenski

13 de Agosto 2021

A chanceler alemã, Angela Merkel, desloca-se na próxima semana a Moscovo e a Kiev, onde deverá reunir-se com os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da Ucrânia, Volodymir Zelenski, anunciou hoje o seu Governo.

A líder alemã deverá chegar a Moscovo na sexta-feira, 20 de agosto, e viajará para Kiev no domingo, disse o porta-voz do Governo, Steffen Seibert, citado pela agência EFE.

O porta-voz não deu mais pormenores da visita, referindo apenas que Angela Merkel espera encontrar-se nos dois países com os respetivos presidentes.

“Daremos detalhes do seu programa no início da próxima semana”, prometeu o porta-voz numa conferência de imprensa regular, segundo a agência France-Presse (AFP).

A visita ocorrerá semanas antes das eleições parlamentares alemãs de 26 de setembro, após as quais Angela Merkel se demitirá depois de 16 anos no poder.

A chanceler alemã visitou Moscovo pela última vez em janeiro de 2020, antes da pandemia de Covid-19.

A viagem de Merkel tem como pano de fundo as tensões entre a Ucrânia e a Rússia, bem como o planeado gasoduto Nord-Stream 2.

A Alemanha é um dos principais apoiantes da Ucrânia na crise que opõe o país à Rússia, marcada pela anexação da Crimeia em 2014, e por uma guerra com separatistas pró-russos no Leste, que matou 13 mil pessoas.

A visita de Merkel visa também tranquilizar Kiev sobre a construção do gasoduto Nord Stream 2, disse um porta-voz da presidência ucraniana, citado pela AFP.

Na sequência de um acordo em julho, entre a Alemanha e os Estados Unidos, este gasoduto deverá ser concluído em breve e transportará gás russo para a Europa contornando a Ucrânia, o que representa perdas financeiras significativas para Kiev.

Merkel sempre defendeu a necessidade de manter o diálogo com Moscovo, mesmo em momentos de tensão bilateral ou multilateral, tendo em conta o papel estratégico da Rússia nos grandes conflitos internacionais, como a Síria ou o Afeganistão.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Mónica Nave: “É muito importante conhecer as histórias familiares de doença oncológica”

No âmbito do Dia Mundial do Cancro do Ovário, a especialista em Oncologia, Mónica Nave, falou ao HealthNews sobre a gravidade da doença e a importância de conhecer histórias familiares de doença oncológica. Em entrevista, a médica abordou ainda alguns dos principais sintomas. De acordo com os dados da GLOBOCAN 2022, em Portugal foram diagnosticados 682 novos casos de cancro do ovário em 2022. No mesmo ano foi responsável por 472 mortes, colocando-o como o oitavo cancro mais mortal no sexo feminino.

Lançada 3.ª edição da Escola Anual Virtual de Hepatologia

O Núcleo de Estudos de Doenças do Fígado (NEDF) da SPMI e a Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) acabam de lançar a terceira edição da Escola Anual Virtual de Hepatologia, entre 26 de setembro de 2024 e 3 de julho de 2025.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights