Joana Monteiro Médica de Família

A Medicina Geral e Familiar: Medicina de relação…à distância!

05/19/2020

[xyz-ips snippet=”Excerpto”]

A Medicina Geral e Familiar: Medicina de relação…à distância!

19/05/2020 | Opinião

Este ano, mais do que nunca, faz sentido celebrar o Dia do Médico de Família. O ano de 2020 pôs à prova a Sociedade, a Medicina – todos foram chamados à Batalha. E os médicos de família responderam, e de que forma! Ao primeiro “toque” do alarme, estoicamente, reorganizaram-se, reinventaram-se, disponibilizaram formas de acesso que não estavam generalizadas. O trabalho árduo está a dar os seus frutos…

E agora? Os doentes estão ávidos dos seus médicos e os Médicos de Família estão desejosos de retomar o contacto de proximidade que tanto os caracteriza. O telefone ajuda a diminuir a distância mas não chega para quem diariamente procura ver o doente como um todo: denota-se tristeza na voz, mas não se observa um rosto ansioso; deixa-se tempo para questões mas não se partilham silêncios em cumplicidade; há um “até breve”, sem data certa programada. Causa-nos angústia esta “proximidade à distância”, e o pesadelo da burocracia triplicou. Se nos “animavam” as pessoas, agora os cliques, emails e tarefas dominam a atividade diária. Mas o Médico de Família saberá aprender com tudo isto: a priorizar e a organizar, a orientar esforços para recentrar a Medicina Geral e Familiar nos seus pilares; a gerir e a cuidar tendo como ponto central a Pessoa e não esta doença que nos varreu a todos de medo, mas também nos deixou mais alerta para o que realmente importa. Saibamos defender e celebrar a Medicina Geral e Familiar. Estamos todos de parabéns…mas há ainda muito para ser feito!

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

GHTM do IHMT NOVA atinge excelência na avaliação da FCT

A unidade GHTM do IHMT NOVA foi classificada como “Excelente” pela FCT na avaliação nacional de I&D 2023-2024, destacando-se pelo impacto internacional, formação em saúde global e contributo para sistemas de saúde resilientes.

Um desafio onde todos ganhamos

Ricardo Correia de Matos
Professor convidado | Políticas Públicas E Gestão Em Saúde; Tesoureiro da Ordem dos Enfermeiros.

Eutanásia: Avanços e recuos no parlamento desde 2016

A lei que regula as condições nas quais a morte medicamente assistida não é punível voltou a ‘esbarrar’ no Tribunal Constitucional (TC), apesar de os juízes do Palácio Ratton reiterarem que a maioria do diploma cumpre a lei fundamental.

Nuno Sousa Pereira: “Mestrado Executivo responde às necessidades do setor da saúde”

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, Nuno Sousa Pereira, Diretor do Mestrado Executivo em Administração Hospitalar da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, explica como o novo programa pretende formar líderes preparados para responder aos desafios crescentes do setor da saúde, destacando a aposta numa formação híbrida, prática e alinhada com as exigências do mercado.

MAIS LIDAS

Verified by MonsterInsights