OMS continuará no Afeganistão e pede respeito de instalações e pessoal médico

18 de Agosto 2021

A Organização Mundial de Saúde (OMS) disse esta quarta-feira que está determinada a permanecer no Afeganistão e pediu que sejam respeitadas as instalações e os profissionais de saúde, que são mais essenciais que nunca nestes tempos de crise.

Entre janeiro e julho, 26 estabelecimentos de saúde foram atacados e 12 profissionais de saúde assassinados no Afeganistão.

Em resultado dos combates das últimas semanas, aumentou o número de feridos que requerem atenção médica urgente e precisam de ser submetidos a cirurgias.

Só em julho, os 70 centros de saúde que a OMS apoia no país receberam cerca de 14.000 feridos, em contraste com os 4.000 registados em julho do ano passado.

A organização indicou num comunicado que iniciou uma avaliação das necessidades da população deslocada, em termos de serviços de saúde, e que mobilizou duas equipas para fornecerem cuidados médicos, mas referiu que nas últimas 36 horas teve de suspender esta missão devido à insegurança.

Segundo os primeiros relatórios analisados, os casos de subnutrição, hipertensão e diarreia multiplicaram-se entre a população que fugiu dos seus locais de residência, tanto em Cabul como noutras grandes cidades do país.

Também se assistiu ao aumento do número de pessoas que apresentam sintomas compatíveis com Covid-19.

“A interrupção e as demoras nos cuidados de saúde aumentam o risco de surtos de doenças e impede que as pessoas mais vulneráveis recebam a atenção de que, em muitas ocasiões, precisam para salvar a vida”, apontou a OMS.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cristo Rei ilumina-se de azul no Dia Mundial da Doença de Parkinson

No próximo dia 11 de abril, o Cristo Rei será iluminado de azul em Almada como parte da iniciativa global Spark the Night, que visa aumentar a consciencialização sobre a Doença de Parkinson. Este movimento simboliza apoio aos milhões de pessoas afetadas pela condição neurodegenerativa.

Conferência Sustentabilidade em Saúde regressa ao CCB

No dia 1 de julho, entre as 09h00 e as 13h00, o Centro Cultural de Belém acolhe a 13ª Conferência Sustentabilidade em Saúde. Organizada pela AbbVie e o Expresso, o evento apresentará o Índice Saúde Sustentável e discutirá o impacto da inteligência artificial na saúde.

Update em Medicina 2025: Inscrições Encerram a 18 de Abril

As inscrições para o Update em Medicina 2025 terminam a 18 de abril. O evento decorre de 30 de abril a 2 de maio no Convento de São Francisco, em Coimbra, com um formato híbrido que combina sessões presenciais e online, abrangendo temas essenciais da prática clínica.

ULS Coimbra anuncia projetos vencedores do INTEGRAR+COIMBRA

No Dia Mundial da Saúde, a Unidade Local de Saúde de Coimbra revelou os projetos vencedores da segunda edição do Programa INTEGRAR+COIMBRA: um percurso clínico integrado para a obesidade e um programa de diagnóstico precoce de tumores malignos do ovário, promovendo cuidados centrados no utente.

Tribunal anula eleições da Ordem dos Psicólogos

A Ordem dos Psicólogos Portugueses vai recorrer da decisão do Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa que anulou as eleições de novembro de 2024 devido a irregularidades no funcionamento da mesa de voto. A OPP defende que os factos e o direito não foram devidamente considerados.

III Congresso Nacional da Distribuição Farmacêutica em Oeiras

O III Congresso Nacional da Distribuição Farmacêutica, organizado pela ADIFA, terá lugar a 8 de outubro de 2025 no Centro de Congressos do Lagoas Park Hotel, em Oeiras. Sob o lema “Mais Distribuição, Mais Saúde”, o evento reunirá especialistas para debater desafios e tendências do setor.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights