DGS: Mães contagiadas devem utilizar máscara e cumprir higiene rigorosa durante amamentação

19 de Maio 2020

De acordo com a norma da DGS publicada esta terça-feira, todos os recém-nascidos de uma mãe diagnosticada com Covid-19 devem ser submetidos a um teste. As recomendações prevêem que seja feito nas primeiras 24 horas após o nascimento.

Recém-nascidos de mães infetadas devem ser testados nas primeiras 24 horas após nascimento. Mães devem amamentar com máscara e manter higiene rigorosa das mãos e mamas para prevenir contágio. A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu esta terça-feira um conjunto de cuidados a prestar a recém-nascidos durante a maternidade.

De acordo com o documento, todos os recém-nascidos de uma mãe diagnosticada com Covid-19 devem ser submetidos a um teste. As recomendações prevêem que seja feito nas primeiras 24 horas após o nascimento.

Segundo as orientações da DGS, caso o bebé teste positivo ao novo coronavírus a mãe pode decidir se quer deixar a cargo de outro cuidador que esteja saudável ou se prefere assumir o risco. No entanto, a decisão “deve ser feita caso a caso, numa decisão partilhada entre a mãe e a equipa dos profissionais de saúde, a qual deve ponderar: a condição clínica da mãe e do recém-nascido, o desejo de amamentar, os recursos existentes para separar o recém-nascido e as condições existentes para um alojamento conjunto em segurança”.

As mães infetadas que optarem em manter o contacto direto com o bebé deverão reforçar os cuidados. De acordo com a DGS “se a mãe, devidamente esclarecida, pretender contacto pele a pele, deve cumprir higiene rigorosa das mãos, mamas e tronco e utilizar máscara cirúrgica”. Caso a opção seja a do afastamento temporário, a extração mecânica pode ser uma alternativa e o leite pode ser administrado por um cuidador saudável.

As orientações dadas podem ser adaptadas à realidade de cada instituição e à avaliação clínica de cada caso.

CI/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Coimbra aumenta atividade assistencial na região em 2024

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra aumentou em 2024 a atividade assistencial na região, comparativamente a 2023, tendo ficado muito próxima de realizar um milhão de consultas e registado mais de cinco mil nascimentos.

Enfermeiros reagem a regime de dedicação plena com petição ao governo

Os enfermeiros que trabalham em Unidades de Saúde Familiar (USF) manifestaram a sua discordância em relação ao regime de Dedicação Plena imposto pelo Governo, através de uma petição promovida pela Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros (ASPE). 

Menopausa Precoce em Debate nas FNAC Talks

No passado dia 10 de janeiro, a FNAC de Alfragide recebeu mais uma edição das FNAC Talks, desta vez dedicada ao tema “Fertilidade e Menopausa Precoce”. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights