Reclusos contagiados após saída precária

19 de Maio 2020

Dois reclusos testaram positivo à Covid-19 no regresso aos seus estabelecimentos prisionais. A Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) garante que foram contagiados após saída de curta duração. Os reclusos já foram tranferidos para o Hospital Prisional. 

Dois reclusos testaram positivo à Covid-19 no regresso aos seus estabelecimentos prisionais. A Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) garante que foram contagiados após saída de curta duração. Os reclusos já foram tranferidos para o Hospital Prisional.

Em resposta à agência Lusa, a DGRSP refere que na segunda-feira “foram confirmadas duas situações de positivo à covid 19 “em reclusos que, após saída de curta duração (…) regressaram aos seus estabelecimentos prisionais”.

Um dos reclusos do Estabelecimento Prisional (EP) de Pinheiro da Cruz que, tendo regressado ao EP em 11 de maio, estava em isolamento profilático sob vigilância médica, em espaço celular especificamente destinado ao efeito. Este recluso, adianta a DGRSP, apresentou sintomas de doença em 15 de maio, tendo sido testado e acusado positivo à covid 19. O recluso foi encaminhado para o Hospital Prisional de Caxias para internamento e tratamento.

A outra situação reportada é a de um recluso do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus que regressou ao EP em 09 de maio e se encontrava, por isso, em isolamento profilático sob vigilância médica, em espaço celular especificamente destinado ao efeito. O recluso apresentou sintomas de doença em 13 de maio, tendo sido testado e acusado positivo à Covid 19, tendo sido igualmente encaminhado para o Hospital Prisional para internamento e tratamento.

Também nesta situação, e de acordo com a DGRSP, os seus dois contactos, ocasionais, de proximidade com risco de contágio foram identificados e, na sequência articulação com a saúde pública, estão os mesmos em isolamento e sob vigilância de sintomas, tendo já sido realizados os testes.

À margem destes dois casos, a DGRSP lembra que ”a outra situação de positivo à covid 19 entre reclusos disse respeito a uma cidadã estrangeira que foi presa por órgão de polícia criminal numa fronteira terreste e que se encontrava doente à altura da prisão”.

Aquela cidadã estrangeira foi, na atura, conduzida ao Hospital Prisional onde “foi tratada e de onde já teve alta clínica após dois testes negativos”.

O problema da eventual propagação do coronavírus entre a população reclusa levou o governo a aprovar, durante a pandemia, medidas excecionais que resultaram num perdão de penas para crimes de menor gravidade e no aumento de dias de saída precária.

Portugal contabiliza 1.247 mortos associados à covid-19 em 29.432 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

LUSA/ HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Novos diagnósticos de VIH aumentam quase 12% na UE/EEE em 2023

 A taxa de novos diagnósticos de pessoas infetadas pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) cresceu 11,8% de 2022 para 2023 na União Europeia/Espaço Económico Europeu, que inclui a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein, indica um relatório divulgado hoje.

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.

Revolução no Diagnóstico e Tratamento da Apneia do Sono em Portugal

A Dra. Paula Gonçalves Pinto, da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, concorreu à 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), com um projeto inovador para o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Apneia Hipopneia do Sono (SAHS). O projeto “Innobics-SAHS” visa revolucionar a abordagem atual, reduzindo significativamente as listas de espera e melhorando a eficiência do processo através da integração de cuidados de saúde primários e hospitalares, suportada por uma plataforma digital. Esta iniciativa promete não só melhorar a qualidade de vida dos doentes, mas também otimizar os recursos do sistema de saúde

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Cerimónia de Abertura da 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde: Inovação e Excelência no Setor da Saúde Português

A Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH) realizou a cerimónia de abertura da 17ª edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, destacando a importância da inovação e excelência no setor da saúde em Portugal. O evento contou com a participação de representantes de várias entidades de saúde nacionais e regionais, reafirmando o compromisso com a melhoria contínua dos cuidados de saúde no país

Crescer em contacto com animais reduz o risco de alergias

As crianças que crescem com animais de estimação ou em ambientes de criação de animais têm menos probabilidade de desenvolver alergias, devido ao contacto precoce com bactérias anaeróbias comuns nas mucosas do corpo humano.

MAIS LIDAS

Share This