Novas medidas da DGS para os transportes públicos

20 de Maio 2020

A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou esta quarta-feira novas orientações para os transportes públicos. Desinfeção das mãos, abertura automática das portas janelas abertas e colocação de bens na bagageira dos […]

A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou esta quarta-feira novas orientações para os transportes públicos. Desinfeção das mãos, abertura automática das portas janelas abertas e colocação de bens na bagageira dos são algumas das novas regras a adotar por empresas de transporte público e individual.

De acordo com as orientações da DGS, os passageiros de transportes públicos, para além do uso obrigatório de máscara devem higienizar bem as mãos antes e depois da utilização das mãos dos transportes. “Tanto no período de espera como na utilização do transporte, os passageiros têm de garantir o distanciamento físico recomendado das outras pessoas. Evitando a troca de bens com os motoristas, deve ser privilegiado o pagamento eletrónico e sem contacto direto.”

De maneira a evitar qualquer tipo de contacto, a DGS emitiu orientações para as empresas de transporte de passageiros. Entre as recomendações, deve ser reforçada a limpeza das superfícies de maior contacto, estabelecer-se a abertura automática das portas e parar em todas as paragens para evitar que os utilizadores tenham de carregar no botão. A DGS recomenda ainda que seja utilizado o pagamento eletrónico de forma o contacto com os motoristas.

Nos transportes individuais, como táxis e transporte individual a partir de plataforma eletrónica (TDVE), os passageiros devem passar a deixar os seus bens na bagageira e manter as mãos no colo para evitar o manuseamento das superfícies dentro do veículo. Os condutores devem transportar os passageiros apenas nos bancos traseiros e evitar o contacto direto e próximo com os mesmos, mantendo a janela aberta para permitir a circulação do ar.

VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Produtos para cabelo retirados do mercado após alerta da DECO

A L’Oréal Portugal retirou do mercado nacional todas as unidades da gama de cuidados para o cabelo ‘Hair Booster’ da marca Fructis parecidas com saquetas de fruta para crianças, após uma denúncia da DECO e intervenção do Infarmed

MAIS LIDAS

Share This