Brasil com mais de mil mortes e praia de Copacabana lembra vítimas com rosas

21 de Junho 2021

O Brasil registou este domingo mais 1.025 óbitos por Covid-19, no dia em que a praia de Copacabana recebeu centenas de rosas em memória das mais de 500 mil vítimas mortais que a pandemia já fez no país.

O Brasil superou no sábado a barreira do meio milhão de mortos por Covid-19, tendo nas últimas 24 hroas, com o registo diário de mais 1.025 óbitos, totalizado 501.825 mortes desde o início da pandemia, de acordo com dados oficiais.

Segundo os mesmos dados, compilados pelo Ministério da Saúde brasileiro, contabilizam-se mais 44.178 infetados com o novo coronavírus, elevando o total para 17.927.928 infetados desde o começo da pandemia. Ao todo, 16.220.238 doentes recuperaram.

Numa iniciativa promovida pela organização não-governamental Rio de Paz, centenas de rosas vermelhas foram este domingo colocadas no areal da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, para recordar as mais de 500 mil pessoas que morreram no Brasil por Covid-19.

Com este gesto, a Rio de Paz quis também protestar contra a forma como o Governo do Presidente conservador Jair Bolsonaro e “parte da sociedade” lidaram com a pandemia desde o seu início.

“A sociedade e o poder público brasileiro necessitam com celeridade de responder a uma questão de vital importância para que não se repitam nunca mais tragédias desta natureza: Onde errámos?”, interrogou-se o presidente da organização, António Carlos Costa.

“Como isentar de responsabilidades o Presidente e parte da população que foi cúmplice dos seus crimes contra a vida?”, questionou.

O Brasil é o segundo país do mundo com mais mortos por covid-19, depois dos Estados Unidos, e o terceiro como mais infeções, a seguir aos EUA e à Índia.

No sábado, o ex-Presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva qualificou como genocídio a morte de meio milhão de pessoas por Covid-19 no país. Jair Bolsonaro remeteu-se ao silêncio depois de esta semana ter reafirmado que o contágio é mais eficaz do que a vacinação.

A pandemia da Covid-19 provocou, pelo menos, 3.862.364 mortos no mundo, resultantes de mais de 178,1 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência noticiosa francesa AFP.

Em Portugal morreram 17.065 pessoas dos 865.050 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A Covid-19 é uma doença respiratória causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, um tipo de vírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China, e que se disseminou rapidamente pelo mundo.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights