Microbiota Vaginal

Catarina Peixinho

Catarina Peixinho

|| Médica Ginecologia/Obstetra

A microbiota vaginal integra a comunidade de microrganismos que naturalmente residem na vagina. Estes incluem uma variedade de bactérias, fungos e outros microorganismos que desempenham um papel importante na saúde vaginal. Em entrevista exclusiva ao Healthnews, a Dra. Catarina Peixinho, ginecologista do Hospital Pedro Hispano, da ULS Matosinhos, aborda a estratégia de promoção de um equilíbrio saudável da microbiota vaginal através do uso de probióticos, microorganismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, podem conferir benefícios à saúde do hospedeiro. Já em relação à saúde vaginal, os probióticos podem ajudar a manter o equilíbrio saudável da microbiota vaginal, prevenir infeções, reduzir odores desagradáveis e até mesmo aliviar sintomas de infeções bacterianas ou fúngicas.

MAIS

Fissuras do mamilo

Ana Ribeiro

Ana Ribeiro

|| Enfermeira. Especialista em Saúde Infantil

A principal causa da fissura no mamilo está relacionada com a má pega do bebé enquanto mama.

A fissura é uma solução de continuidade da pele do mamilo quando este é friccionado contra o palato duro do bebé, causando rubor e dor para a mãe.

MAIS

Assadura das Fraldas

Mariana Meneses

Mariana Meneses

|| Pediatra. Hospital Pedro Hispano. ULS Matosinhos

A assadura das fraldas, cientificamente designada dermatite das fraldas ou eritema das fraldas é uma entidade que causa desconforto ao recém-nascido/lactente e, consequentemente, preocupação aos cuidadores. Esta entidade clínica caracteriza-se pelo surgimento de vermelhidão ou eritema, com consequente sensação de desconforto na pele. Atinge tipicamente as áreas de maior contacto com a fralda, nomeadamente superfícies convexas das nádegas, coxas, parte inferior do abdómen, púbis, grandes lábios e escroto. As zonas das pregas são normalmente poupadas.

MAIS

Share This
Verified by MonsterInsights