Entrevista Frederico Ferronha: “Médicos de família são essenciais no diagnóstico da noctúria”
Os médicos de Medicina Geral e Familiar são muito mais numerosos do que os urologistas e são eles que estão, na prática, com o doente. É importante o seu diagnóstico inicial, devendo referenciar ao urologista quando a doença urológica não estiver controlada ou for refratária à sua abordagem.
Entrevista a José Manuel Palma dos Reis: “A incontinência urinária tem solução”
Nos casos típicos de incontinência urinária de urgência, os nossos colegas da Medicina Geral e Familiar devem fazer uma primeira tentativa de controle com as terapêuticas farmacológicas de primeira linha e ver como o doente responde.
Entrevista António Pedro Carvalho – Noctúria “Desmopressina oral é o tratamento de primeira linha”
“Nos casos de poliúria noturna, responsável por 60-80% dos episódios de noctúria, o tratamento de primeira linha é a utilização de desmopressina oral”, assinala António Pedro Carvalho, coordenador de Urologia no Grupo Trofa Saúde. HealthNews - A abordagem da noctúria...
Entrevista Paulo Temido: Noctúria é um dos sintomas habituais da bexiga hiperativa
Um terço dos doentes com bexiga hiperativa tem incontinência associada e “a grande maioria tem frequência urinária aumentada quer diurna, quer noturna (noctúria) como consequência da urgência miccional”
Entrevista a José Dias: “A Hiperplasia Benigna da Próstata é uma das causas mais frequentes de noctúria”
Há três grupo de medicamentos para tratar a HBP; dois deles não têm qualquer impacto na noctúria, mas o terceiro grupo, que são os alfa-bloqueantes, em alguns casos, reduzem a frequência das micções de noite. No entanto, essa redução nem sempre é significativa ou suficiente para a pessoa poder ter uma noite de sono mais descansada. É muitas vezes necessário complementarmos o tratamento da próstata com medicamentos que tratam especificamente a noctúria
Entrevista a Tomé Lopes: “A noctúria quando mais grave é mais problemas traz”
O facto de as pessoas associarem este sintoma à idade fazia com que as pessoas pouco falassem. Hoje em dia, já começam a referir mais este problema e também os médicos estão mais atentos e questionam mais os doentes sobre este assunto. Muitas vezes é possível diagnosticar outras patologias que estão por trás da noctúria.