Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa: 70 anos no Hospital de Santa Maria

22 de Abril 2024

A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) celebra hoje, no seu 113.º aniversário, sete décadas desde o seu primeiro ano letivo no Hospital Universitário Santa Maria.

“Tendo sido fundada a 22 de abril de 1911, com base na Real Escola de Cirurgia de Lisboa datada de 24 de junho de 1825, a FMUL é a maior escola médica do país, com uma trajetória de 70 anos de excelência académica e contribuições significativas para a comunidade médica e científica em Portugal.

A sua origem traça-se até ao Hospital de Todos-os-Santos, fundado em 1504. Até à sua atual residência no Hospital Universitário Santa Maria, a jornada da FMUL é uma história de evolução contínua e compromisso com a qualidade da formação médica. Ao longo dos séculos, a instituição tem sido uma fonte de orgulho para a cidade de Lisboa, servindo como um farol de conhecimento e inovação na área da medicina”, afirma a FMUL em comunicado de imprensa.

João Eurico Cabral da Fonseca, diretor da instituição, afirma: “Estamos extremamente orgulhosos de celebrar este momento significativo na história da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa”. “Ao longo dos anos, temos formado profissionais de saúde de excelência e contribuído para o avanço da medicina em Portugal e além-fronteiras. Este aniversário é uma oportunidade para reconhecermos o nosso passado histórico e olharmos com entusiasmo para o futuro, continuando a nossa missão de educação, investigação e de promoção da prestação de cuidados de saúde de qualidade”, acrescenta.

“Hoje, a FMUL continua a liderar o caminho na formação de futuros médicos, investindo em instalações modernas, tecnologicamente avançadas, como os edifícios Egas Moniz e Reynaldo dos Santos e num novo campus em Torres Vedras. Além disso, a faculdade mantém uma estreita colaboração com o Hospital Universitário Santa Maria bem como outras estruturas hospitalares de referência na região de Lisboa, garantindo que os estudantes tenham acesso a uma educação prática de alta qualidade.

A FMUL reafirma o seu compromisso com a excelência, a inovação e o serviço à comunidade, à medida que celebra este marco histórico e mostra-se como uma instituição desejosa de dar continuidade à formação de líderes médicos do futuro e contribuir para uma sociedade mais saudável e próspera”, remata a FMUL.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights