Área Metropolitana de Lisboa vai testar todos os funcionários de lares

24 de Abril 2020

Lisboa, 23 abr 2020 (Lusa) - Os municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML) vão testar, a partir de segunda-feira, todos os funcionários de lares e de estruturas de apoio a idosos sem casos de covid-19, anunciou hoje a AML.

Lisboa, 23 abr 2020 (Lusa) – Os municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML) vão testar, a partir de segunda-feira, todos os funcionários de lares e de estruturas de apoio a idosos sem casos de covid-19, anunciou hoje a AML.

O plano foi ultimado numa reunião por videoconferência realizada na quinta-feira, que envolveu a AML e autarcas dos seus 18 municípios, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares e responsável do Governo pela execução do estado de emergência na região de Lisboa e Vale do Tejo, Duarte Cordeiro, e representantes locais, regionais e distritais de proteção civil, segurança social e saúde.

Na segunda-feira, os testes começam nos municípios de Sintra e de Setúbal, ao abrigo deste plano.

Os municípios de Amadora, Cascais, Lisboa, Oeiras e Vila Franca de Xira já iniciaram este processo, recorrendo a meios próprios.

“A ideia é atender a todos os lares e numa primeira fase fazer testes aos funcionários. Se nalgum dos casos houver alguma contaminação imediatamente a saúde entra em campo e fará o teste a todos os utentes”, explicou à Lusa Carlos Humberto, primeiro secretário metropolitano, destacando que a metodologia é cobrir um município por dia, mas admitindo que “nalguns casos é preciso mais do que um dia e, portanto, voltar-se-á de seguida a fazer o que não se conseguir fazer”.

O plano tem para já uma duração prevista de 10 dias úteis, para uma estimativa de 8.000 funcionários, mas deverá ser estendido, assumindo-se que não se deverá conseguir testar todas as pessoas neste período.

Segundo a AML, na primeira semana estima-se que sejam testados 500 profissionais por dia, dando prioridade às instituições que estejam devidamente licenciadas, mas este número pode aumentar substancialmente “daqui a uma semana ou semana e meia de testes”.

As restantes instituições também serão contempladas, mas numa segunda fase, adiantou.

Se algum dos profissionais tiver um resultado positivo, serão realizados testes a todos os residentes da instituição.

Para operacionalizar esta iniciativa, a área metropolitana dividiu os municípios nas áreas territoriais norte e sul, correspondentes aos municípios das margens norte e sul do Tejo.

Cada uma destas zonas terá uma equipa multidisciplinar, coordenada pela Proteção Civil, a realizar diariamente os testes de rastreio.

A AML prevê que na primeira semana sejam realizados por dia cerca de 250 testes em cada uma destas zonas.

“Antes de se fazerem os testes haverá uma visita técnica a estes lares para ver as condições de funcionamento e higienização, que é para depois dos testes feitos não haver problemas importantes”, explicou.

A recolha, colheita e entrega de testes para análise será feita por técnicos dos agrupamentos dos centros de saúde e das comissões de proteção civil.

O tratamento e análise dos testes estão a cargo da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Instituto Superior Técnico, Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e Cooperativa de Ensino Superior Egas Moniz.

No seu sítio na Internet, a Câmara de Setúbal anunciou que já hoje serão realizadas visitas aos lares para preparar o início da testagem, que decorrerá a partir de segunda-feira nos próprios lares, à cadência de 250 testes por dia.

De acordo com a autarquia, na Península de Setúbal vão ser testados, numa primeira fase, “todos os funcionários de lares e instituições residenciais nos quais ainda não houve qualquer registo positivo de casos por infeção do novo coronavírus”.

Portugal regista hoje 854 mortos associados à covid-19, mais 34 do que na quinta-feira, e 22.797 infetados (mais 444), indica o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Comparando com os dados de quinta-feira, em que se registavam 820 mortos, hoje constatou-se um aumento percentual de 4,1%.

Relativamente ao número de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, os dados da DGS revelam que há mais 444 casos do que na quinta-feira, representando uma subida de 2%.

Portugal cumpre o terceiro período de 15 dias de estado de emergência, iniciado em 19 de março, e o decreto presidencial que prolongou a medida até 02 de maio prevê a possibilidade de uma “abertura gradual, faseada ou alternada de serviços, empresas ou estabelecimentos comerciais”

Lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ministério avalia propostas das ordens nos próximos dois meses

O Governo vai avaliar nos próximos dois meses as propostas apresentadas hoje à ministra da Saúde pelas ordens profissionais, que demonstraram preocupação com a resposta assistencial do Serviço Nacional de Saúde (SNS), anunciou hoje a ministra.

Doenças evitáveis por vacinação estão a aumentar na Europa

As doenças evitáveis por vacinação estão a aumentar nos países da União Europeia (UE) e do Espaço Económico Europeu (EEE), alertou esta segunda-feira o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) no âmbito da Semana Europeia da Vacinação.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights