Ordem insiste com Governo para reativar todos os concursos médicos

24 de Abril 2020

Lisboa, 24 abr 2020 (Lusa) - A Ordem dos Médicos insistiu hoje com o Ministério da Saúde para que reative todos os concursos médicos, para garantir que o Serviço Nacional de Saúde tenha nos próximos anos capital humano para manter a sua "história de sucesso".

Lisboa, 24 abr 2020 (Lusa) – A Ordem dos Médicos insistiu hoje com o Ministério da Saúde para que reative todos os concursos médicos, para garantir que o Serviço Nacional de Saúde tenha nos próximos anos capital humano para manter a sua “história de sucesso”.

Em comunicado, a Ordem dos Médicos (OM) salienta que a pandemia da cOVID-19 obrigou a muitos ajustamentos na sociedade em geral e, de modo particular, no sistema de saúde e no Serviço Nacional de Saúde (SNS), sendo “desejável que, de forma estruturada e organizada, sejam retomados em segurança alguns procedimentos essenciais para o futuro do SNS e para os cuidados de qualidade aos doentes” daquele serviço.

A OM diz que insistiu com o Ministério da Saúde para que sejam reagendadas as provas de avaliação final do Internato Médico, assim como os procedimentos concursais para assistente graduado sénior e para obtenção do grau de consultor da carreira médica, por entender que estas “são passos fundamentais para que nos próximos anos o SNS continue a contar com o capital humano que tem permitido contar a história de sucesso” que todos conhecem.

A OM considera que, neste momento é possível adaptar procedimentos para não se manter o cancelamento dos concursos públicos e, consequentemente, da carreira médica, tendo para o efeito insistido em apelar ao Ministério da Saúde para que anule a suspensão e resgate de imediato a carreira médica e defende ainda que há condições para que os exames possam ser realizados por videoconferência e que a prova prática, que implicava contacto direto com o doente, possa ser substituída por casos clínicos, a título excecional, dadas as atuais circunstâncias.

“Nos casos em que for possível cumprir as regras em vigor, os exames poderão ser presenciais, estando abertas as instalações da OM para acolher o que se considere necessário, bem como para disponibilizar o seu sistema de videoconferência às Unidades Hospitalares, Direções dos Colégios de Especialidade, Júris e Candidatos”, propõe a OM.

Segundo a OM, o decreto-lei 10-A/2020, de 13 de março (redação atual), que veio estabelecer medidas excecionais e temporárias relativas à situação epidemiológica da covid-19, prevê no âmbito do ensino superior, ciência e tecnologia que as reuniões de júris de provas de concursos ou para atribuição de títulos académicos ou de especialista, podem ser realizadas por videoconferência, desde que haja condições técnicas para o efeito.

“O SNS entrou nesta pandemia já numa situação de grande fragilidade, pelo que no final as dificuldades tenderão a ser ainda maiores. Os médicos, tal como tantos outros profissionais de saúde, têm estado na linha da frente de combate ao novo coronavírus, num esforço extraordinário para alterar a organização das unidades de saúde para responder a esta emergência de saúde pública. É essencial que o poder político lhes dê um sinal de que o seu esforço é reconhecido”, sublinhou o bastonário da OM, Miguel Guimarães, citado no comunicado.

Acrescenta ainda o bastonário: “Já não lhes chega estarem na linha da frente e na retaguarda deste combate com todos os riscos inerentes conhecidos, como continuam a ser de forma reiterada subavaliados e desvalorizados no seu conhecimento, competências e responsabilidade pelo Ministério da Saúde”.

Miguel Guimarães lembra ainda que “nesta guerra biológica todos têm reconhecido o papel essencial que os médicos estão a desempenhar”.

“Num momento em que diariamente nos sujeitamos a riscos elevados para lutarmos pela saúde de todos os portugueses, é fundamental que o Ministério da Saúde dê sinais concretos aos médicos de que reconhece a sua importância e valor, nomeadamente respeitando a progressão na carreira dos mais novos, mas também dos mais experientes, dos quais depende o ensino e a transmissão do conhecimento. Só o trabalho e dedicação de todos – médicos internos e especialistas – é que nos tem permitido responder de forma exemplar a esta pandemia”, concluiu o bastonário.

Lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Aumento de episódios de doença revela receios no acesso aos cuidados de saúde

Advertisement

Depois de uma década em evolução, o acesso dos cidadãos aos cuidados de saúde em Portugal revela um decréscimo. Os dados fazem parte do relatório “Acesso a cuidados de saúde, 2022 – As escolhas dos cidadãos no pós-pandemia”, apresentado hoje no auditório BPI All in One, em Lisboa.

Farmácia de Amares lesou o SNS em mais de 15 mil euros

Advertisement

O Tribunal de Braga concluiu que uma farmácia de Amares lesou o Serviço Nacional de Saúde (SNS) em mais de 15 mil euros, recebendo comparticipações por medicamentos que não vendeu, mas não conseguiu identificar o(s) autor(es) do plano criminoso.

Governo quer aumentar em 50% camas de cuidados continuados

Advertisement

O ministro da Saúde manifestou hoje a “ambição enorme” de aumentar em mais de 50% as camas de cuidados continuados até 2025, mas explicou que para isso será necessário o apoio do setor social e solidário.

MAIS LIDAS

Share This