Madeira evita “correr riscos” e mantém escolas encerradas no mês de maio

30 de Abril 2020

Funchal, Madeira, 30 abr 2020 (Lusa) - As escolas vão permanecer encerradas na Madeira no mês de maio, anunciou hoje o presidente do Governo Regional, sublinhando que o executivo não vai "correr riscos" com a segurança dos alunos face à pandemia de covid-19.

Funchal, Madeira, 30 abr 2020 (Lusa) – As escolas vão permanecer encerradas na Madeira no mês de maio, anunciou hoje o presidente do Governo Regional, sublinhando que o executivo não vai “correr riscos” com a segurança dos alunos face à pandemia de covid-19.

“A nossa ideia é, eventualmente, em junho, se tudo correr bem, abrir as creches e os jardins de infância, mas é também necessário dizer que os nossos professores estão, muitos deles, numa situação de grande vulnerabilidade pela idade que têm”, disse Miguel Albuquerque, em videoconferência, no Funchal.

O Governo Regional, de coligação PSD/CDS-PP, anunciou hoje a reabertura do comércio e da prestação de serviços ao público a partir das 00:00 de segunda-feira, 04 de maio, mas mantém ainda restrições em diversos setores, quando há registo de 86 casos positivos de covid-19 no arquipélago, já com 43 recuperados.

“Não vou correr riscos. Eu não posso ter uma situação de insegurança relativamente às nossas crianças”, afirmou Miguel Albuquerque, sublinhando que os alunos só vão regressar às escolas quando se verificar uma “situação de estabilidade” e “alguma segurança” relativamente à pandemia de covid-19.

O governante sublinhou que esta posição se aplica também aos estudantes universitários madeirenses que estudam no continente, apesar da possibilidade de realização de exames presenciais a partir de meados de maio.

“Ninguém sabe, neste momento, o que é que se vai passar no ensino”, disse o chefe do executivo, realçando que há uma “grande indefinição” sobre a data e a forma como o ensino superior vai reabrir.

Albuquerque garante, no entanto, que os interesses dos estudantes madeirenses serão acautelados, apesar das limitações impostas na operação aeroportuária, com um limite de dois voos semanais operados pela TAP e um número máximo de 100 passageiros autorizados a desembarcar.

“Quando isso [a reabertura do ensino superior] estiver definido, com certeza que nós vamos tomar as medidas no sentido de garantir que os nossos estudantes não são prejudicados”, realçou.

Na quarta-feira, segundo o Instituto da Administração da Saúde da Madeira (IASAÚDE), a região continuava, pelo quinto dia consecutivo, sem novos casos positivos, com um total de 86 infetados.

Contudo, destes, apenas 43 são situações ativas, registando-se o mesmo número de recuperados, com um doente hospitalizado devido ao agravamento da sua condição de saúde.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 227 mil mortos e infetou quase 3,2 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Cerca de 908 mil doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 989 pessoas das 25.045 confirmadas como infetadas, e há 1.519 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

Lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Neurocientista discursa sobre música e drogas psicadélicas como moduladores poderosos da criatividade

O diretor do Centro de Investigação Psicadélica e da Consciência Johns Hopkins nos EUA vai marcar presença no 14º Simpósio “Aquém e Além do Cérebro”, promovido pela Fundação BIAL e que decorre de 3 a 6 de abril na Casa do Médico, no Porto. O neurocientista vai discursar sobre algumas evidências empíricas que sugerem que as drogas psicadélicas podem ser moduladores poderosos da criatividade.

SEP exige negociação da carreira nos privados

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) iniciou esta quarta-feira uma campanha de denúncia pública por a Associação Portuguesa da Hospitalização Privada ainda não ter iniciado o processo negocial da carreira de enfermagem.

Novo autarca de Ovar anuncia foco na saúde

Domingos Silva, que terça-feira assumiu a presidência da Câmara Municipal de Ovar após a renúncia de Salvador Malheiro, anunciou que dará prioridade à defesa da orla costeira, a uma nova referenciação hospitalar e à desagregação das freguesias.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights