amenopausa.pt junta diferentes especialistas para esclarecer e apoiar as mulheres

8 de Março 2024

O termo menopausa pode antever muitas dúvidas e complicações. Por essa razão, juntaram-se especialistas em diferentes áreas e surge assim a plataforma "amenopausa.pt".

Esta plataforma foi criada para dar resposta a todas as mulheres que passam pela menopausa e também para informar e dar sugestões sobre algumas das áreas que esta fase da vida da mulher pode impactar. A primeira do país inteiramente dedicada a este tema, fruto de uma parceria entre a Sociedade Portuguesa de Ginecologia e a Gedeon Richter Portugal, com o apoio da Ordem dos Farmacêuticos e da Associação Nacional de Farmácias.

“A missão desta plataforma passa por sensibilizar e informar as mulheres para o impacto e os sintomas que a menopausa provoca ao longo desta fase de vida. É também uma questão de empoderamento feminino ao contribuir para o aumento da literacia das mulheres. Informações sobre como atuar, que tipo de ajuda e apoio podem procurar, para encarar esta fase de vida de uma forma mais otimista e saudável, são alguns dos objetivos desta plataforma”, explica Maria Geraldina Castro, ginecologista e diretora médica da Gedeon Richter Portugal.

A menopausa representa uma fase multifatorial na vida da mulher. Ocorre quando os ovários deixam de ser capazes de desenvolver folículos e tem como consequência mais marcante a perda definitiva da capacidade reprodutiva. Consequentemente a mulher deixa de menstruar. O seu diagnóstico é clínico e faz-se após um ano de ausência de menstruação (amenorreia) na mulher, entre os 45-55 anos, desde que não haja outra causa patológica para este fenómeno.

Apesar de ser um processo fisiológico normal da vida da mulher, pode ter consequências com forte impacto na qualidade de vida: afrontamentos, insónias, irritabilidade, alterações do humor, dificuldades de concentração e dores osteoarticulares, por exemplo. A expressão destes sintomas e perturbações é variável de mulher para mulher.

Numa fase mais tardia, poderá ter como consequências a osteoporose, as doenças cardiovasculares e as doenças cerebrais. Estas perturbações não se devem apenas à falta de estrogénios, que caracteriza a menopausa, mas estão associadas também a hábitos alimentares, comportamentais e ao envelhecimento.

O sono, as enxaquecas, as hormonas e a saúde cardiovascular são algumas das áreas que a menopausa pode afetar. Nesta plataforma (amenopausa.pt) irá encontrar a explicação para estas e outras dúvidas.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

68% dos doentes não têm a asma controlada

Muito prevalente, subdiagnosticada e mal controlada, a asma ainda pode ser causa de morte no nosso país. Para aumentar a literacia sobre esta doença, o GRESP, a SPAIC e a SPP, embarcam no Autocarro da Asma para esclarecer a comunidade

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights