Alexandra Freitas Farmacêutica; Diretora Técnica da AMPLIPHAR

COVID-19: Reforçar o sistema imunitário?

05/04/2020

[xyz-ips snippet=”Excerpto”]

COVID-19: Reforçar o sistema imunitário?

04/05/2020 | Consultório

Quando o sistema imunitário está debilitado, é inegável, o organismo fica mais vulnerável.
Sabe-se que no combate à COVID-19, as medidas preventivas passam pelo reforço das medidas de higienização, pela etiqueta respiratória e pelo reforço do sistema imunitário.
Paralelamente a um estilo de vida saudável, também a alimentação desempenha um papel importante no bom funcionamento do sistema imunitário, requerendo um consumo adequado de vitaminas e minerais.
O consumo de vitamina C, comprovado e bem conhecido de todos, é um exemplo clássico na prevenção, redução da intensidade e duração de gripes e constipações.
A vitamina C ou ácido ascórbico é uma vitamina hidrossolúvel que se encontra naturalmente nas frutas e vegetais, tais como frutas cítricas, sumo de tomate, batata, pimento verde e vermelho, kiwi, brócolos e morango.
Além de estar envolvida na formação de colagénio, no metabolismo produtor de energia, no funcionamento do sistema nervoso e na proteção antioxidante, tem um papel importante no reforço do sistema imunitário e promove a absorção do ferro.
Também a vitamina D, o zinco, o ácido fólico, as vitaminas B6 e B12, o ferro, o selénio comprovadamente contribuem para o normal funcionamento do sistema imunitário.
Para sistemas imunitários mais debilitados, o recurso à suplementação para complementar a alimentação racional e regular, poderá ser uma ajuda preciosa na prevenção de agentes “invasores” (vírus e bactérias) e na manutenção do nosso bem-estar.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Papa “passou o dia em repouso”

Advertisement

O Papa Francisco “passou o dia em repouso” após a cirurgia abdominal a que foi submetido na quarta-feira para corrigir uma hérnia e os seus “parâmetros hemodinâmicos e respiratórios estão estáveis”, informou no domingo o gabinete de imprensa do Vaticano.

OMS adverte para risco de surto de cólera na Ucrânia

Advertisement

A técnica oficial do Programa de Emergências Sanitárias da Organização Mundial de Saúde (OMS), Teresa Zakaria, alertou no domingo para o risco de cólera nas zonas afetadas pela destruição da barragem de Kakhovka, na região de Kherson, na Ucrânia.

Urgências e privados vão poder passar baixas

Advertisement

As urgências hospitalares e o setor privado vão poder passar baixas e algumas licenças por cancro poderão ser alargadas para três meses, anunciou hoje o diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Fim da epidemia do vírus de Marburgo na Guiné Equatorial

Advertisement

A Organização Mundial de Saúde declarou hoje o fim da epidemia do vírus de Marburgo na Guiné Equatorial, registando 12 mortes confirmadas e outra 23 provavelmente devidas à doença, quatro meses após os primeiros casos naquele país da África Central.

Cólera mata 141 pessoas em Moçambique desde setembro

Advertisement

 Uma epidemia de cólera já provocou 141 mortes em Moçambique desde que eclodiu em setembro de 2022, anunciou hoje o Ministério da Saúde do país no boletim dedicado ao acompanhamento da doença.

MAIS LIDAS

Share This