Alexandra Freitas Farmacêutica; Diretora Técnica da AMPLIPHAR

COVID-19: Reforçar o sistema imunitário?

05/04/2020

[xyz-ips snippet=”Excerpto”]

COVID-19: Reforçar o sistema imunitário?

04/05/2020 | Consultório

Quando o sistema imunitário está debilitado, é inegável, o organismo fica mais vulnerável.
Sabe-se que no combate à COVID-19, as medidas preventivas passam pelo reforço das medidas de higienização, pela etiqueta respiratória e pelo reforço do sistema imunitário.
Paralelamente a um estilo de vida saudável, também a alimentação desempenha um papel importante no bom funcionamento do sistema imunitário, requerendo um consumo adequado de vitaminas e minerais.
O consumo de vitamina C, comprovado e bem conhecido de todos, é um exemplo clássico na prevenção, redução da intensidade e duração de gripes e constipações.
A vitamina C ou ácido ascórbico é uma vitamina hidrossolúvel que se encontra naturalmente nas frutas e vegetais, tais como frutas cítricas, sumo de tomate, batata, pimento verde e vermelho, kiwi, brócolos e morango.
Além de estar envolvida na formação de colagénio, no metabolismo produtor de energia, no funcionamento do sistema nervoso e na proteção antioxidante, tem um papel importante no reforço do sistema imunitário e promove a absorção do ferro.
Também a vitamina D, o zinco, o ácido fólico, as vitaminas B6 e B12, o ferro, o selénio comprovadamente contribuem para o normal funcionamento do sistema imunitário.
Para sistemas imunitários mais debilitados, o recurso à suplementação para complementar a alimentação racional e regular, poderá ser uma ajuda preciosa na prevenção de agentes “invasores” (vírus e bactérias) e na manutenção do nosso bem-estar.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights