Alexandra Freitas Farmacêutica; Diretora Técnica da AMPLIPHAR

COVID-19: Reforçar o sistema imunitário?

05/04/2020

[xyz-ips snippet=”Excerpto”]

COVID-19: Reforçar o sistema imunitário?

04/05/2020 | Consultório

Quando o sistema imunitário está debilitado, é inegável, o organismo fica mais vulnerável.
Sabe-se que no combate à COVID-19, as medidas preventivas passam pelo reforço das medidas de higienização, pela etiqueta respiratória e pelo reforço do sistema imunitário.
Paralelamente a um estilo de vida saudável, também a alimentação desempenha um papel importante no bom funcionamento do sistema imunitário, requerendo um consumo adequado de vitaminas e minerais.
O consumo de vitamina C, comprovado e bem conhecido de todos, é um exemplo clássico na prevenção, redução da intensidade e duração de gripes e constipações.
A vitamina C ou ácido ascórbico é uma vitamina hidrossolúvel que se encontra naturalmente nas frutas e vegetais, tais como frutas cítricas, sumo de tomate, batata, pimento verde e vermelho, kiwi, brócolos e morango.
Além de estar envolvida na formação de colagénio, no metabolismo produtor de energia, no funcionamento do sistema nervoso e na proteção antioxidante, tem um papel importante no reforço do sistema imunitário e promove a absorção do ferro.
Também a vitamina D, o zinco, o ácido fólico, as vitaminas B6 e B12, o ferro, o selénio comprovadamente contribuem para o normal funcionamento do sistema imunitário.
Para sistemas imunitários mais debilitados, o recurso à suplementação para complementar a alimentação racional e regular, poderá ser uma ajuda preciosa na prevenção de agentes “invasores” (vírus e bactérias) e na manutenção do nosso bem-estar.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

André Peralta Santos é o novo subdiretor-geral da Saúde

O Governo nomeou André Peralta Santos para subdiretor-geral da Direção Geral da Saúde (DGS), cargo que ocupava há mais de ano e meio em regime de substituição, segundo o despacho hoje publicado me Diário da República.

Madeira garante comparticipação de medicamentos para ex-combatentes

Os titulares do Estatuto do Antigo Combatente residentes na Madeira vão beneficiar, a partir deste ano, da comparticipação dos medicamentos dispensados pelas farmácias comunitárias, indicou hoje o Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais (IASAÚDE).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights