Alexandra Freitas Farmacêutica; Diretora Técnica da AMPLIPHAR

Como retardar o processo de envelhecimento da pele?

05/04/2020

[xyz-ips snippet=”Excerpto”]

Como retardar o processo de envelhecimento da pele?

04/05/2020 | Consultório

O envelhecimento é um processo natural que provoca alterações fisiológicas na pele. A pele envelhecida é normalmente mais seca, de textura irregular, apresenta rugas, redução da elasticidade e volume. O contorno facial pode também ser alterado durante este processo.

Por volta dos 30 anos, os primeiros sinais de envelhecimento começam a tornar-se visíveis na superfície da pele.

As rídulas ou pés-de-galinha aparecem em primeiro lugar e com o tempo as rugas, a perda de volume e de densidade.

O envelhecimento da pele está dependente de vários fatores internos e externos, como o tabaco, o stress, a alimentação e a exposição solar.

A exposição solar é um dos fatores que mais contribui para o envelhecimento precoce da pele. A exposição solar potencia o envelhecimento da pele, a tendência para a pele enrugar e secar e para o aparecimento de manchas.

A exposição ao sol constitui uma agressão que exige a ativação de vários fatores de defesa da pele. Quanto mais saudável, nutrida e hidratada estiver a pele, mais eficaz será essa defesa contra o mais potente fator pró envelhecimento, o sol.

A predisposição genética, a idade, o género ou raça podem determinar a qualidade da pele e constituem fatores intrínsecos do envelhecimento cutâneo que não controlamos.

Com o avanço da idade, a quantidade de ácido hialurónico na pele diminui, diminuindo também a hidratação e elasticidade da pele, o que contribui para o aparecimento de rugas e outros sinais de envelhecimento.

O ácido hialurónico promove a hidratação da pele, pois retém grande quantidade de água, dando à pele uma aparência firme e lisa.
Com o tempo, a pele perde ainda a capacidade de produzir colagénio e elastina, importantes para manter a firmeza e elasticidade da pele. A pele torna-se mais fina e regenera-se mais devagar.

O colagénio é a proteína mais importante do tecido conjuntivo, podendo representar até 30% do peso da proteína total do corpo e até 75% da proteína da pele. Para além das várias funções que desempenha, o colagénio une e fortalece os tecidos.

Uma rotina de beleza adequada, com os cosméticos adequados à idade e tipo de pele, a alimentação e outros cuidados ao nível do estilo de vida determinam e são importantes para uma pele “saudável”.

Como complemento dos cuidados tópicos, também os suplementos à base de colagénio, ácido hialurónico, vitaminas e minerais antioxidantes, são uma ajuda para retardar o processo de envelhecimento da pele e melhorar a aparência da pele, “tratando de dentro para fora”.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights