Filipinas ameaçadas por tufão e sobrelotação em abrigos que pode potenciar contágios

14 de Maio 2020

Um forte tufão deve atingir hoje as Filipinas, com as autoridades a tentarem deslocar dezenas de milhares de pessoas e, ao mesmo tempo, a evitarem a sobrelotação em abrigos que pode potenciar o contágio com a covid-19.

O primeiro tufão a atingir o país este ano deve atingir ainda hoje a costa leste.

As Filipinas procuram prepara-se para o tufão enquanto tentam combater os surtos de covid-19, confinando a população em casa e proibindo concentrações que podem desencadear mais infeções.

O país asiático regista mais de 11.600 infetados e 772 mortos devido à pandemia.

O tufão Vongfong está localizado a 230 quilómetros da província de Samar do Norte, com ventos máximos sustentados de 150 quilómetros por hora (k/h) e rajadas até 185 km/h.

A sobrelotação em abrigos de emergência é um cenário comum no arquipélago atingido em média por cerca de 20 tufões e tempestades todos os anos.

As autoridades enfrentam, portanto, um dilema sobre como proteger os moradores das duas ameaças, ao mesmo tempo.

A agência meteorológica do Governo filipino alertou que “juntamente com grandes ondas, esta tempestade pode causar inundações costeiras com risco de vida” e acrescentou que as viagens marítimas seriam perigosas em regiões que se espera serem atingidas pelo Vongfong.

A região metropolitana de Manila não será atingida diretamente pela tempestade, mas poderá ser fustigada por ventos fortes.

As autoridades foram aconselhadas a remover muitas tendas médicas de quarentena montadas fora dos hospitais que poderiam ser destruídas.

A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 296 mil mortos e infetou mais de 4,3 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 1,4 milhões de doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

IPG acolhe polo do Centro de Envelhecimento Ativo

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) vai acolher um polo do Centro de Competências de Envelhecimento Ativo, que irá desenvolver atividades para criar melhores condições de vida aos idosos da região.

UC integra estudo mundial sobre aumento da obesidade

Mais de um bilião de pessoas vivem atualmente com obesidade no mundo, segundo um estudo internacional em que participaram investigadores da Universidade de Coimbra (UC), divulgou a instituição.

Quinze ULS terão equipas dedicadas na área da Saúde Mental

Os primeiros Centros de Responsabilidade Integrados dedicados à Saúde Mental vão arrancar em 15 Unidades Locais de Saúde, numa primeira fase em projeto-piloto e durante 10 meses, segundo uma portaria publicada em Diário da República.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights