Taxa de inflação homóloga na Alemanha desacelera para 0,9% em abril

14 de Maio 2020

A taxa de inflação homóloga na Alemanha foi de 0,9% em abril, de novo devido sobretudo à queda do custo dos derivados de petróleo, contra 1,4% em março e 1,7% em fevereiro, informou hoje a agência federal de estatística alemã (Destatis).

A taxa de inflação homóloga na Alemanha foi de 0,9% em abril, de novo devido sobretudo à queda do custo dos derivados de petróleo, contra 1,4% em março e 1,7% em fevereiro, informou hoje a agência federal de estatística alemã (Destatis).

Em relação a março, o índice de preços no consumidor (IPC) subiu 0,4%, acrescentou a Destatis.

Assim, a Destatis reviu em alta ligeira a taxa de inflação homóloga e mensal de abril divulgada no dia 29.

Os bens em geral ficaram mais caros em 0,3% entre abril de 2019 e o mesmo mês de 2020 – abaixo da média -, principalmente devido à evolução dos preços dos produtos energéticos, que caíram 5,8%.

A maior queda, de 23,7% – foi registada no diesel leve como consequência da queda constante do preço do petróleo no mercado global desde o início do ano, principalmente devido à pandemia da covid-19, também observada numa redução dos preços dos combustíveis de 15,4%.

A eletricidade, por outro lado, era 4,4% mais cara em abril do que um ano antes.

Excluindo o impacto da energia, a taxa de inflação em abril seria de 1,5%, e excluindo os combustíveis, 1,6%.

Os preços dos alimentos também aumentaram consideravelmente, já que subiram 4,8% em abril.

O impacto da crise da covid-19 foi especialmente significativo nos preços das frutas, que cresceram 11,0%, e dos vegetais, que registaram um aumento de 6,5%, tendo os da carne e derivados de carne aumentado 9,3%.

Excluindo o impacto de energia e dos alimentos, a taxa de inflação em abril seria de 1,2%.

Os serviços ficaram mais caros que a média, com 1,3% em relação ao mesmo mês do ano passado.

O aluguer de casas, decisivo na determinação da evolução dos preços dos serviços, por ser uma das principais despesas de consumo, aumentou 1,4%.

Os preços dos serviços em instituições sociais aumentaram notavelmente (5,0%) e as taxas de manutenção e reparo de veículos (4,0%).

O IPC harmonizado para a Alemanha, calculado segundo critérios comunitários, aumentou em abril em 0,8% em relação ao ano anterior e 0,4% em relação ao mês anterior.

MC // MSF

Lusa/Fim

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights